Ícone do site Indústria Hoje

10 Dicas para economizar gasolina

Com o preço da gasolina nas alturas, não se fala em outra coisa: é preciso economizar. Em alguns casos, deixar o carro na garagem é uma opção viável, mas se você não pode contar com essa vantagem, aí vai algumas dicas que separei para te ajudar a economizar gasolina e aliviar o bolso.

10 Dicas para economizar gasolina

1. Sem cargas desnecessárias: para não ter gastos sem necessidade, evite colocar cargas adicionais no automóvel, pois elas fazem o consumo de gasolina ficar mais elevado. Mesmo que esse aumento não seja alto, o acúmulo de vários carregamentos além do que você precisa gera um valor bem maior no final das contas;

2. Revisão em dia: por mais que as revisões gerem gastos, elas são imprescindíveis para manter o veículo funcionando corretamente, o que é a melhor solução a médio e longo prazo. A partir das revisões, você sabe se há consumo em excesso decorrente de problemas associados a filtros de ar, líquidos de refrigeração e outros elementos que afetam o consumo de combustível;

3. Marcha adequada para cada situação: se você ou seus funcionários costumam usar o carro da empresa dirigindo com marchas inadequadas, os gastos com gasolina não irão baixar. Logo, saiba trocar a marcha de acordo com cada velocidade, sem forçar o motor a atingir seu pico de torque;

4. De olho no pneu: outro fator que interfere no consumo de gasolina é o uso dos pneus, que devem estar calibrados e alinhados, além de ter o tamanho apropriado para o veículo em questão. Se o pneu for grande demais, por exemplo, o carro tem que utilizar mais força, gastando mais combustível.

5. Planejamento do caminho: quanto mais voltas você der, mais combustível você gastará no seu trajeto. Por conta disso, o melhor a se fazer é planejar bem o caminho antes de sair por aí. Na dúvida, recorra a sites e aplicativos para se certificar de que o trajeto está correto.

6. Sem aceleradas bruscas: como esse tipo de ação interfere na média de combustível, controle o peso do seu pé para não acelerar bruscamente de maneira desnecessária. Caso você tenha o costume de ficar acelerando o carro cedo para aquecê-lo antes de sair para a rua, lembre que isso não adianta. Os automóveis com injeção já são aquecidos automaticamente pelo sistema. Por sua vez, veículos zero quilômetro devem ser ligados na primeira partida durante alguns minutos, pelo menos nos primeiros mil quilômetros.

7. Menos acessórios: se você deseja colocar apetrechos no carro, procure por um especialista que possa dizer o que realmente não vai afetar tanto o consumo de combustível, uma vez que acessórios responsáveis por mudanças nas características originais do veículo costumam gerar mais resistência contra o ar. Portanto, evite itens como aerofólios, rodas diferentes do padrão, entre outros produtos que comprometem a aerodinâmica e, por consequência, aumentam o consumo de gasolina.

8. Prioridade para combustível de ótima qualidade: quando a gasolina possui querosene ou álcool com água, a média de combustível é prejudicada, visto que a leitura do sistema de injeção eletrônica é comprometida pela composição errada. Logo, sempre dê preferência a postos de gasolina que contenham selo da ANP.

9. Ar-condicionado desligado: claro que não tem problema se você usar o ar-condicionado de vez em quando para aliviar o calor, mas nos dias amenos, opte por deixar as janelas abertas, tendo em vista que o ar-condicionado aumenta o consumo do automóvel.

10. Velocidade média: como carros consomem mais quando estão a velocidades mais elevadas, respeite os limites estipulados pela lei, garantindo mais economia e, obviamente, mais segurança.

Faça o controle do consumo e pesquise os postos confiáveis com preços mais em conta – existem aplicativos para o celular que ajudam nessa busca!

Sair da versão mobile