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10 livros indispensáveis para empreendedores

 

Confira quais títulos os especialistas sugerem para trazer conhecimento em diferentes áreas da vida de um empreendedor

 

Camila Almeida, de Exame

 

Conhecimento para empreender

 

 

 

São Paulo – Para manter sua empresa competitiva, é preciso saber bem onde pisa. Estudar e aproveitar o conhecimento para criar e colocar estratégias em prática faz com que o seu negócio se destaque no mercado em que atua.

 

Na falta de tempo para frequentar uma universidade, os empreendedores podem aproveitar para aprender mais com livros sobre temas como administração financeira, inovação, marketing, gestão e liderança. 

 

As sugestões dos títulos essenciais para quem empreende vieram dos professores Antônio Paulo Terassovich (Programa de Capacitação da Empresa em Desenvolvimento da Fundação Instituto de Administração), Rosemary Lopes (ESPM) e Celina Ramalho (FGV).

 

 

“Princípios da Administração Financeira”, de Lawrence J. Gitman

 

 

O livro “Princípios da Administração Financeira”, de Lawrence J. Gitman, é considerado a obra prima das finanças empresariais, segundo o professor do Programa de Capacitação da Empresa em Desenvolvimento (PROCED) da Fundação Instituto de Administração (FIA), Antônio Paulo Terassovich. A publicação descreve os principais conceitos relacionados ao planejamento financeiro, alguns deles voltados a empresas de diferentes portes.

 

A obra também trata de decisões importantes que o empreendedor deve tomar em relação ao seu negócio, como o investimento e financiamento de curto e longo prazo. Terassovich recomenda o trecho sobre a administração do fluxo de caixa da empresa. Os preços variam entre 117 e 140 reais.

 

 

“A Revolução da Inovação Aberta”, de Stefan Lindegaard

 

 

Para uma empresa se manter competitiva no mercado, é preciso ter inovação. Mas como identificar as oportunidades e implantá-las? O livro “A Revolução da Inovação Aberta”, de Stefan Lindegaard, fala bem sobre isso, segundo a coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Rosemary Lopes.

 

O título mostra como é possível envolver públicos de fora da empresa no desenvolvimento de inovação e que esta não deve ser uma tarefa de um departamento ou de uma única pessoa. Por meio de exemplos de empresas e possíveis obstáculos que o empreendedor poderá encontrar neste caminho, o autor também fala sobre como aproveitar os funcionários na inovação do negócio. O livro custa entre 39 e 59 reais.

 

 

“Princípios de Marketing”, de Philip Kotler e Gary Armstrong

 

 

Impossível falar de marketing sem mencionar a obra “Princípios de Marketing”, de Philip Kotler e Gary Armstrong. Em sua 12ª edição, o livro apresenta o marketing moderno, como explica Rosemary Lopes. “É uma orientação muito global de pensar o negócio e a empresa”. Ela diz que dois itens interessantes do livro são a linguagem acessível e a contextualização com casos novos, inclusive sobre o panorama brasileiro. Os preços variam de 77 a 142 reais.

 

 

“Bastidores da empresa familiar”, de Armando Lourenzo Moreira Jr

 

 

Com a expansão do mercado brasileiro no mundo globalizado, as empresas familiares vêm se destacando na economia, como afirma a professora do Departamento de Planejamento e Análise Econômica da Fundação Getulio Vargas (FGV), Celina Ramalho. Muitas vezes, a sobrevivência e o sucesso dependem de conflitos entre os membros da família. Para este assunto, a professora sugere a leitura de “Bastidores da empresa familiar – como reduzir conflitos por meio da governança corporativa”, de Armando Lourenzo Moreira Jr.

 

Segundo o autor, 85% das empresas familiares no Brasil possuem algum problema envolvendo seus membros. Os conflitos surgem pela opinião divergente e falta de regras, impactando o resultado e dando margem à falência da empresa. São apresentados os conceitos da empresa familiar e sugestões para enfrentar e extinguir os problemas no processo de profissionalização. Custa entre 27 e 38 reais.

 

 

“Inovação em Modelos de Negócios”, de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur

 

 

O livro “Inovação em Modelos de Negócios – Business Model Generation”, de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, como o próprio nome diz, fala sobre inovação e sugere uma análise de como agregar valor na empresa, aperfeiçoando o modelo de negócio. “É um processo dinâmico de analisar a organização do negócio e entregar valores aos clientes. É enxergar racionalmente o modelo de negócio”, comenta Rosemary Lopes, da ESPM.

 

Os autores dão dicas práticas em nove módulos, por exemplo, sobre como gerar receita, canais de distribuição, parcerias-chave e saber qual a estrutura de custos. Os preços variam de 71 a 99 reais.

 

 

“O Empreendedor”, de Ronald J. Degen

 

 

Especialistas dizem que hoje em dia não dá mais para se arriscar no universo empreendedor apenas com a cara e a coragem, sem conhecimento. “Se o empreendedor não sabe determinado assunto como finanças, marketing e gestão de pessoas, ele tem três alternativas: contrata, terceiriza ou arruma um sócio”, afirma o professor da FIA, Antônio Paulo Terassovich. Para quem se interessa em aprimorar ou se preparar para a gestão empresarial, ele recomenda o livro “O Empreendedor”, de Ronald J. Degen. 

 

O autor fala sobre como planejar e desenvolver o próprio negócio e identificar as necessidades de gestão da empresa, tratando de forma abrangente os diferentes aspectos do conceito de empreender. Os preços variam de 59 a 96 reais.

 

 

“Cash: como criar estratégias altamente lucrativas na internet”, de Joel Comm

 

 

O autor Joel Comm, conhecido pelo envolvimento com internet e redes sociais, apresenta no livro “Cash: como criar estratégias altamente lucrativas na internet” as formas de mídia que o empresário pode usar no seu negócio e o conceito de mobile marketing.

 

De acordo com Rosemary Lopes, da ESPM, o livro ainda trata de como usar e transformar as ferramentas em algo lucrativo, como fazer um site que gere retorno lucrativo, criar formas e tipos de conteúdo rentável, definir uma estratégia de divulgação, construir um relacionamento com clientes, gerar visibilidade e solidificar a imagem da empresa. O título custa entre 17 e 26 reais.

 

 

“Liderança”, Cecília W. Bergamini

 

 

Para o professor da FIA, o empreendedor é, antes de tudo, um gestor. Assim, para que ele atinja seus objetivos e obtenha resultados positivos para a empresa, é preciso competência para mobilizar pessoas. É sobre isso que fala o livro “Liderança, administração do sentido”, de Cecília W. Bergamini. “Segundo Cecília, existem basicamente duas vertentes para o sucesso nessa empreitada: a mente do administrador e a alma de líder”, afirma o professor sobre o trabalho da autora. Os preços variam entre 30 e 45 reais.

 

 

“Marketing estratégico no Brasil”, André Torres Urdan e Flavio Torres Urdan

 

 

Para quem conhece pouco sobre marketing, o livro “Marketing estratégico no Brasil: teorias e aplicações”, de André Torres Urdan e Flavio Torres Urdan, pode ser uma boa forma de começar, segundo Rosemary Lopes.

 

Os autores já possuem experiência na área e descrevem em tópicos os assuntos mais importantes relacionados ao marketing, como administração estratégica, comportamento do consumidor e pesquisa. A obra ainda enriquece as explicações com exemplos do Brasil e oferece um conteúdo complementar na internet. Os preços variam de 73 a 110 reais.

 

 

“O futuro da competição”, de C. K. Prahalad e Venka Ramaswam

 

 

Outra sugestão da professora Celina Ramalho é o livro “O futuro da competição – como desenvolver diferenciais inovadores em parceria com os clientes”, de C. K. Prahalad e Venka Ramaswamy. A obra fala sobre a busca de capital estratégico e o novo paradigma de co-criar valores através da interação com o consumidor. Dessa forma, as companhias passam a dar mais espaço à participação dos clientes, proporcionando aprendizado e assertividade na oferta de produtos ou serviços. Este título custa de 59 a 84 reais.

 

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