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12º Seminário Nacional sobre Indústria Marítima e Meio Ambiente

Realização: Revista Portos e Navios
Coordenação técnica: Heitor Ciuffo/Cisporto Consultoria Ltda.
ecobrasil@portosenavios.com.br

A partir de 2016, os terminais privados passam a integrar a pesquisa semestral sobre condições ambientais promovida pela Antaq.

Até 2015, a agência analisava 30 portos públicos. Agora o número de instalações deve chegar perto de 200.

A pesquisa da Antaq na prática estabelece um índice de engajamento sócio-ambiental dos investidores e gestores de portos e terminais.

Num ambiente onde a sustentabilidade ganha a cada dia mais força como vantagem competitiva, a ampliação da pesquisa elaborada pela agência reguladora terá grande importância.

Esta nova etapa tornará visível para a comunidade aquaviária e seus clientes as condições ambientais dos terminais privados.

Este tema integra o temário preliminar do Ecobrasil 2016, com as seguintes indagações:

— De que maneira a Antaq se preparou para este desafio
— Planejamento, mitigação e compensação ambiental em empreendimentos greenfield
— Estágio atual de sustentabilidade dos portos e terminais brasileiros frente aos melhores exemplos internacionais
— A crise e investimentos em gestão ambiental

O Plano Nacional de Logística Portuária, versão 2015, da Secretaria de Portos, indica que um dos desafios para a gestão ambiental dos portos é dimensionar e integrar as equipes de meio ambiente, saúde e segurança no trabalho.

O documento ressalta a necessidade de manter investimentos em capacitação ambiental. “As autoridades portuárias ainda precisam ampliar suas equipes, aumentar seu orçamento específico e investir na capacitação de seus profissionais”, afirma o documento.

Investimento, capacitação e integração de equipes será um dos temas do Ecobrasil 2016.

Os recentes acidentes da Samarco e dos terminais da Localfrio, Ultracargo e Vale serão assuntos integrantes da grade do seminário.
Outros assuntos que integrarão o evento:
— Licenciamento
— Dragagem
— Segurança ambiental nos portos e terminais frente ao crescimento do tamanho dos navios

Fonte: Portos e Navios 

 

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