Ícone do site Indústria Hoje

4 Dicas para dar um up no currículo profissional

Se você tem procurado por novas oportunidades de emprego em vão, indo a entrevistas atrás de entrevistas sem sucesso, talvez o problema seja o seu currículo. Isso mesmo, mesmo que você tenha todas as características desejadas pelo contratante, o seu CV não está te ajudando a destacar tais particularidades.

Por isso, vou dar aqui 4 dicas para dar um up no currículo profissional, a fim de garantir aquela vaga com que você tanto sonha.

4 Dicas para dar um up no currículo profissional

1. Ressalte habilidades que valem para qualquer cargo

Uma dica preciosa é realçar suas habilidades que valem para qualquer cargo, não importa qual seja a profissão para que você tenha se candidatado. O importante é destacar seus pontos fortes, o que vai despertar o interesse do recrutador em questão. Caso o seu CV ainda não seja o mais atraente do mundo, mostrar do que você é capaz pode ser um grande diferencial, pois enfatizar pontos fortes que fogem do óbvio chama a atenção dos avaliadores, como mostrar que você tem facilidade para lidar com diferentes tarefas ao mesmo tempo, por exemplo.

2.Divida suas experiências em seções

Outra sugestão é dividir as experiências em seções, no lugar de somente colocar no currículo uma lista com o seu histórico de empregos, de forma bem vaga. Por exemplo, em cada emprego, separe um breve resumo das qualificações que serviram para determinada função, o reconhecimento que você obteve por seu trabalho, entre outros chamarizes.

Falar de si próprio não é proibido, desde que você controle o ego e use esse recurso apenas para aprimorar o seu CV. Essa estratégia funciona com qualquer profissional, mas é muito eficiente para pessoas que desejam dar um up no currículo, caso este não tenha ainda todo o recheio desejado. Trata-se de uma forma de colocar uma cobertura nele, não para distrair da falta de sustância, mas para satisfazer os recrutadores com algo que eles poderiam não estar esperando.

Há até a possibilidade de citar realizações que, à princípio, você incluiria numa carta de apresentação, como elogios de um chefe a você. Além disso, não tenha aquele currículo enfadonho que só mostra seus empregos em ordem cronológica, sem mostrar seus anseios e objetivos de vida. Assim, os avaliadores poderão ter mais vontade de conhecer você e trabalhar contigo.

3. Não menospreze sua contribuição para trabalhos anteriores

Devido à modéstia ou ao receio de parecer que está se gabando, é possível que você não queira nem citar a sua contribuição para trabalhos anteriores, que não deve ser menosprezada, uma vez que ela vai abrir os olhos dos recrutadores em relação ao seu potencial de colaborar com o sucesso da empresa que oferece a vaga.

Em vez de se subestimar, faça um esforço na memória para lembrar coisas que você fez e que se encaixam nas suas qualificações, o que beneficiou a companhia enquanto você trabalhou lá. Por exemplo: se você participou de palestras e atualizou seus conhecimentos, com o intuito de não ficar para trás diante dos constantes avanços tecnológicos, aplicando seus novos conhecimentos no seu emprego, isso já é uma prova de uma de suas qualidades como trabalhador. O mesmo vale para situações em que você não hesitou em realizar funções que não eram necessariamente as suas, quando foi preciso.

4. Toda experiência é válida

Ainda que você queira esquecer um trabalho anterior, não importa o motivo, lembre que toda experiência é válida para o momento de se candidatar a um novo emprego. Pensando nisso, não ignore as experiências ruins ou que você pensa não terem nenhum proveito para a nova vaga. O simples desenvolvimento da responsabilidade de lidar com clientes, por exemplo, pode ser uma vantagem tirada dos trabalhos que você deseja esquecer.

Na hora de preencher um formulário e você tiver que assinalar opções do que você já fez, pense em suas experiências e marque o maior número possível, contanto que você não minta e saiba explicar o motivo de ter marcado cada quadrado. Se você já trabalhou com algo que exigia organização de algum produto ou serviço, por exemplo, não há razão para não marcar opções que perguntam se você já fez algum tipo de planejamento.

Ao dar um up no seu currículo, será bem maior a chance de não ficar esperando eternamente pela resposta de empresas onde você fez entrevista.

Sair da versão mobile