Ícone do site Indústria Hoje

4 Dicas para trabalhar com manutenção industrial

A manutenção industrial consiste no processo de instalação de diversos tipos de máquinas em ambientes industriais, bem como de reparo de equipamentos.

Em geral, o trabalho de manutenção industrial é feito por profissionais devidamente treinados. Há empresas que contratam até mais de um técnico, para darem conta de todas as necessidades da companhia. Esses trabalhadores precisam estar qualificados para a manutenção dos equipamentos, o que pode exigir longas horas de reparos, com bastante frequência.

Como existem funções que são bem complexas e específicas, não é todo empreendedor que consegue realizar essas tarefas por conta própria, sendo necessário se especializar ou contratar um especialista, de modo que o setor continue funcionando com o máximo de segurança.

Como trabalhar com manutenção industrial

1. Prevenção

O primeiro passo para não ter problemas com manutenção industrial é investir na prevenção, que é indicada para boa parte das máquinas usadas na indústria. A manutenção preventiva resolve problemas potenciais antes que estes aconteçam, poupando esforços e gastos desnecessários, inclusive complicações decorrentes da falta de prevenção.

A manutenção industrial preventiva inclui inspeções regulares de diversos tipos de equipamentos, especialmente aqueles que já dão sinais de que podem causar problemas posteriormente. Falhas de funcionamento são exemplos dos indícios de que determinado equipamento está prestes a pifar.

2. Instruções

Todo mecânico de manutenção industrial deve ficar atento às instruções de cada máquina. Antes de começar a mexer no equipamento, o técnico precisa desligar a máquina que apresenta problemas, sem deixar de ler todas as especificações para definir as ações que serão colocadas em prática, com o objetivo de solucionar o problema em questão. Ao tomar essas precauções, o profissional evitará lesões e até mortes, não só deles mesmos, durante os reparos, como de quem vier a usar os equipamentos em seguida.

3. Conhecimentos específicos

Pessoas que desejam atuar com projetos ligados a manutenção industrial devem ter facilidade para lidar com matemática, além de outros conhecimentos específicos, bem como habilidades de comunicação básicas. Dependendo do tipo de reparo que deve ser feito, a pessoa vai ter que se especializar em conhecimentos e técnicas ligados a soldagem, usinagem, entre outros.

Também há situações em que é necessário saber como criar novas peças. Além disso, técnicos de manutenção devem possuir a formação exigida para a utilização de um Computador Numérico por Controle (CNC), que é um tipo de máquina bastante comum no setor industrial, especialmente na parte de usinagem.

4. Gestão

A gestão também é indispensável para trabalhar com manutenção industrial, uma vez que ocorre uma circulação de informações livre entre os aplicativos responsáveis pela previsão de problemas nos equipamentos. Desse jeito, cabe ao mecânico o papel de gestor, para operar de forma uniforme ao aplicar seus conhecimentos, com base nas necessidades da empresa.

Resolver problemas de manutenção industrial não deve ser algo colocado em segundo plano nas estratégias da indústria. Quanto mais se adia a manutenção, maiores são as chances de que problemas irreparáveis ocorram, podendo até mesmo gerar prejuízos se tais questões não forem evitadas ou reparadas corretamente.

Por fim, quem atua com manutenção industrial não pode ter o luxo de confiar inteiramente nas máquinas, afinal, qualquer equipamento está sujeito a apresentar defeito, não importa qual seja o grau de confiabilidade da máquina. Ao estar preparado para lidar com esses desafios, você exercerá suas funções ligadas à manutenção industrial com muita eficácia, assegurando um trabalho mais produtivo para todos, uma vez que um único equipamento com falhas pode se tornar um grande empecilho para toda a produção da empresa.

Sair da versão mobile