Muitos empresários não sabem ao certo como gerir o estoque de suas empresas, a inexperiência, falta de pessoal qualificado e a inexistência de um programa de gestão são alguns dos problemas relatados pelos coordenadores de logística, alguns erros fatais na Gestão de Estoque podem danificar toda a cadeia produtiva e ainda gerar despesas desnecessárias para a companhia. O planejamento é necessário desde o início da abertura da empresa até a entrega do produto para o cliente final, se você se esquecer do meio de campo, nada ocorrerá como o planejado.
“Então como saber quais os Erros Fatais na Gestão de Estoque e eliminá-los de vez do meu caminho?”.
Separamos quatro erros básicos que os gerentes de logística vivenciam em seu dia a dia, veja se você também está com algum problema corelacionado e repare prontamente.
Erros no Processo
- Estoque baixo dos produtos principais;
- Pico de sazonalidade inexistente;
- Não prever atrasos e reajustes;
- Não se antecipar aos problemas.
Estoque baixo dos produtos principais
Grande parte das empresas têm alguns produtos que são carros chefes, eles geralmente representam cerca de 80% da venda, um dos erros mais fatais é manter o estoque destes itens abaixo do recomendado. Tenha em mente quais são os seus produtos top de linha e os mantenha sempre com o estoque positivo, assim não precisará de desculpas quando a demanda aumentar e você não terá o produto a pronta entrega.
Pico de sazonalidade inexistente
Se você possui um produto que apresenta uma grande sazonalidade e isto não é medido no controle de estoque, então este é o segundo erro que poderá prejudicar as suas vendas. Alguns itens são mais comercializados em determinado período, monitorar o processo é tarefa básica para quem deseja vender com antecipação. Atente-se ao pico de sazonalidade para entender quais meses este produto é mais vendido, não se perca do planejamento.
Não prever atrasos e reajustes
Nem todos os fornecedores conseguem cumprir os prazos de entrega, muitos prometem um produto que ainda nem está pronto ou mesmo um componente que necessita de reparos, você deve prever que estes inconvenientes aconteçam em seu processo de logística. Um erro grave é não prever os atrasos e reajustes das mercadorias, tenha sempre um padrão de timing para estes imprevistos, se não acabará pagando ainda mais caro por um componente ou produto em cima da hora.
Não se antecipar aos problemas
Não espere que as coisas simplesmente aconteçam na gestão de estoque, saiba que problemas acontecem e você provavelmente presenciará alguns deles, tenha em mente estratégias eficientes para se adiantar e, claro, uma reserva para suprir estes problemas o mais breve possível. Não espere para cortar custos somente quando as dificuldades chegarem, mês a mês tenha um caixa reservado para este tipo de situação.
Estes são apenas alguns erros fatais na Gestão de Estoque, outros também poderão negativar o seu processo de logística, fique atento para antecipar-se aos problemas que ocorrem com grande facilidade.