Ícone do site Indústria Hoje

5 Dicas para uma gestão de estoque eficiente

Como tomar as melhores decisões referentes ao estoque de produtos na sua empresa? Basta levar em conta as 5 dicas para gestão de estoque eficiente, o que vai garantir mais vendas e satisfação maior dos clientes, a partir de medidas simples de aplicar no dia-a-dia.

5 Dicas para uma gestão de estoque eficiente na sua empresa

1. Manter uma porcentagem dos principais produtos do seu negócio

Cada empreendimento possui alguns produtos que funcionam como chamarizes e costumam gerar mais vendas, de maneira regular. Após identificar quais são esses produtos, mantenha uma porcentagem deles no estoque, o que irá evitar problemas relacionados à falta dos itens mais vendidos. Cerca de 20% é o suficiente para atender à demanda, mas uma avaliação periódica mais minuciosa vai permitir que você aumente ou reduza esse valor.

Isso está associado a outra ação básica: definir a previsão de demanda. Ao fazer esse tipo de estimativa, você poderá comprar e vender com maior êxito, evitando erros no controle da quantidade dos produtos. Além disso, tente calcular uma margem de segurança para cada item, considerando a margem entre a demanda prevista e a demanda real.

2. Prever a necessidade de cada produto

Para efetuar uma previsão de quantos produtos de cada tipo devem estar presentes no seu estoque, é imprescindível conhecer fórmulas matemáticas específicas. Basicamente, você precisa lembrar que a definição de um estoque mínimo para cada tipo de produto depende da escolha de alguns mais importantes e da observação do tempo levado para que estes cheguem do fornecedor escolhido, além do prazo para venda.

Em geral, recursos como o Excel ajudam, mas nem sempre isso vai ser o bastante. Portanto, o mais recomendado é estudar para fazer bonito no gerenciamento de estoques. Existem diversas opções de cursos para gestão de estoque, incluindo cursos online, que podem ser feitos pelo modelo de educação a distância. Basta uma busca na internet para descobrir vários cursos técnicos, de graduação ou pós. Pesquise bem antes de escolher a opção mais adequada para sua situação.

3. Monitore prazos e questões ligadas à sazonalidade

Uma forma de ter mais eficácia na gestão de estoque é monitorar constantemente os prazos, que precisam ser negociados com fornecedores, de modo a garantir o melhor para sua empresa. Lembre que não são só preços e descontos que devem ser negociados, pois os prazos influenciam bastante nas suas vendas.

E o pico da sazonalidade é outro fator que necessita monitoramento, uma vez que esse tipo de questão também acaba interferindo no processo de vendas. Então, pare de achar que só atrasos dos fornecedores são culpados pela perda do ápice da sazonalidade, que também tende a ocorrer em função da falta de organização dos responsáveis pelo gerenciamento do estoque.

4. Planejar tudo com muita antecedência

Já que citamos a organização, não podemos deixar de abordar a importância de planejar tudo com a maior antecedência possível. Caso você não se planeje ou deixe para fazer isso na última hora, você terá uma série de problemas, como um eventual descaso com produtos que não são os principais, mas que possuem uma clientela fiel, gerando lucros constantes, ainda que não sejam tão expressivos.

O plano de ação deve considerar mais de uma possibilidade para cada estratégia, de forma que você consiga antecipar contratempos a tempo de resolvê-los. Além disso, tenha sempre um plano B, um plano C e assim por diante, afinal de contas, imprevistos acontecem com toda empresa.

5. Definir o modelo de reposição

A última dica é definir se a reposição dos itens será contínua ou agendada. No primeiro modelo, a reposição é realizada da seguinte maneira: os pedidos são feitos quando o estoque alcança o ponto de reposição. Por outro lado, o modelo periódico é aquele em que a reposição é agendada, assumindo o risco de que pode faltar algum material caso surja uma demanda inesperada, por exemplo.

Se você é iniciante no negócio, existem cursos capacitadores de gestão de estoque que o ajudarão a compreender melhor as situações que envolvem esse importante setor.

Sair da versão mobile