Ícone do site Indústria Hoje

5 tendências em serviços de limpeza

5 tendências em serviços de limpeza

Manter a limpeza é um serviço geralmente confiado a uma empresa terceirizada. Empreendedores que desejam se concentrar em áreas-chave de seus negócios delegam processos que não têm impacto direto em seus lucros.

Ao mesmo tempo, a limpeza de escritórios, hotéis e centros comerciais e o cuidado com a aparência do entorno destes edifícios tem um impacto inegável na imagem destas instalações. É por isso que a limpeza profissional, embora classificada como um serviço simples, exige conhecimentos especializados, utilização de novas tecnologias e equipamentos profissionais.

Uma gama mais ampla de serviços, ou seja, um funcionário não apenas responsável pela limpeza

Durante a pandemia da COVID-19, a importância e a procura de serviços relacionados com a higiene e limpeza aumentaram significativamente. Ao mesmo tempo, o problema dos recursos humanos limitados nas empresas intensificou-se. Entretanto, a maioria das instalações, como grandes lojas, centros comerciais e edifícios de escritórios, têm pessoal de limpeza presente durante alguma parte do dia.

Numa situação de escassez de pessoal no cliente, esta é uma excelente oportunidade para aproveitar este potencial humano. Os funcionários responsáveis ​​pela manutenção da limpeza presentes nas instalações podem apoiar o gestor da instalação em outras atividades simples, não necessariamente relacionadas à limpeza.

Basta treinar sua equipe e eles poderão realizar tarefas adicionais. Isso inclui inventários, descarga de mercadorias de acordo com o layout, pequenas obras de conservação e criação de documentação fotográfica que reflita o estado técnico da instalação.

Este novo olhar sobre o âmbito de atividades que um funcionário de limpeza deve realizar resulta da análise das necessidades dos nossos clientes. A introdução de tais soluções é recebida com grande interesse. E, acima de tudo, permite que os colaboradores do cliente sejam dispensados ​​de tarefas que não sejam a sua principal função.

Automação de serviços de limpeza

Em caso de falta de pessoal, os robôs de limpeza são outra solução que vale a pena considerar. Máquinas autônomas podem realizar atividades de limpeza de superfícies sem a necessidade de envolver funcionários.

Isto é especialmente importante em instalações às quais as pessoas têm acesso limitado, mas também em espaços de grande formato onde a limpeza regular é demorada e onerosa. Os robôs autônomos, é claro, exigem a operação de um funcionário treinado. No entanto, isso é feito em intervalos muito menores, por exemplo, ao mapear a instalação, programar a rota ou fazer manutenção.

O aumento dos custos laborais significa que as máquinas de limpeza autónomas estão a tornar-se cada vez mais lucrativas e a sua utilização em maior escala está a tornar-se economicamente justificada.

A mobilidade é uma forma de operar de forma eficaz

O tempo gasto no trabalho humano está se tornando cada vez mais valioso. Por este motivo, procuramos soluções que permitam a sua utilização mais eficaz. São equipas de colaboradores formados e dotados de equipamentos especializados necessários à limpeza e manutenção minuciosa de todo o tipo de superfícies.

Também pode limpar pisos, limpar persianas verticais e realizar pequenas obras de manutenção. Uma equipe de colaboradores do grupo móvel chegará ao local indicado e realizará todas as tarefas especializadas em pouco tempo. Ele não só possui as competências certas, mas também o equipamento certo.

Aplicativos como auxílio na gestão de serviços

Aplicativos modernos que permitem monitorar o andamento dos trabalhos já são comuns. Estas ferramentas permitem-nos verificar constantemente o nível de qualidade dos serviços e verificar o tempo que os colaboradores demoram a concluí-los. As informações que recebemos do aplicativo nos ajudam a gerenciar melhor o serviço e a organizar o trabalho nas instalações.

Isto significa conceber um serviço para um determinado cliente de forma a fornecê-lo no momento ideal e na medida ideal. Graças a isto, os clientes recebem um serviço adaptado às suas reais necessidades, sem atividades desnecessárias que possam aumentar desnecessariamente o seu preço.

Ecologia em serviços de limpeza

Há muito tempo que as empresas tentam operar de acordo com os princípios do desenvolvimento sustentável. Os produtos são criados de acordo com a tendência ecológica e o impacto negativo no ambiente natural é limitado. O mesmo se aplica aos serviços de limpeza, que há muitos anos falam em reduzir o uso de produtos químicos.

Sabemos que isto já não é suficiente. Hoje estamos trabalhando em soluções que nos permitem utilizar apenas água para limpeza. Isso inclui a lavagem com água com infusão de ozônio, uma substância natural com propriedades desinfetantes. Lavar com essa água remove os contaminantes sem a necessidade do uso de produtos químicos.

Acima de tudo, focamos na redução do consumo de mídia, incluindo as emissões de água e esgoto. Ao limpar grandes instalações, os volumes de consumo de mídia são enormes. Por exemplo, uma grande máquina de limpeza utiliza até 400 litros de água por dia e produz aproximadamente 400 litros de esgoto.

Estamos nos concentrando em introduzir máquinas que utilizem apenas 75 litros de água em vez de 400 litros. Isso proporciona uma economia enorme, porque em um mês conseguimos economizar até 6 toneladas de esgoto apenas com uma grande máquina funcionando em um shopping center.

As soluções que apresentamos são, portanto, pró-ecológicas, mas também trazem benefícios para o cliente porque permitem-lhe poupar efectivamente em serviços públicos. Numa situação de aumento constante dos preços da água, da electricidade e dos esgotos, isto é extremamente importante.

Sair da versão mobile