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6 dicas para escolher uma franquia

 

Saiba como não errar na hora de investir no negócio próprio

 

 

Priscila Zuini, de Exame

 

 

São Paulo – Com um crescimento de 20,4% no faturamento em 2010 na comparação com o ano anterior, de acordo com a Associação Brasileira de Franquias (ABF), as franquias são a porta de entrada no mundo dos negócios para muita gente que decide largar o emprego e empreender. 

 

Analise com calma cada empresa antes de assinar o contrato

 

 

Confira, a seguir, seis dicas de especialistas fazer uma boa escolha na hora de comprar uma franquia:

 

1. Entenda o processo de seleção

 

Para comprar uma franquia não basta ter o dinheiro necessário. Os candidatos precisam passar por um processo de seleção das empresas franqueadoras, que avaliam a afinidade com o negócio e o perfil adequado para a vaga. Além de uma análise financeira, o franqueado passa por entrevistas e apresentações do negócio. Vale a pena falar com outros empresários da rede para conhecer melhor como funciona o cotidiano da operação.

 

2. Escolha de forma consciente

 

Não escolha a marca em que vai investir apenas pelo valor da franquia ou a afinidade com o negócio. Em primeiro lugar, faça uma pesquisa para entender e conhecer sobre o sistema de franchising e saber se você tem perfil para ser franqueado. Em seguida, busque as melhores oportunidades de negócio para sua região.

 

3. Conheça suas obrigações

 

O franqueado é um empresário e deve cuidar do seu negócio, da gestão dos recursos humanos, dos recursos financeiros e das vendas. O diferencial é que ele conta com o apoio e as orientações da franqueadora para conduzir melhor o negócio. Em troca, deve cumprir metas, prestar contas à rede, seguir regras e zelar pelo uso da marca e pela divulgação dos produtos e serviços em sua região de atuação.

 

4. Faça uma autoavaliação

 

Para muita gente, abrir uma franquia significa abrir mão da segurança do emprego. Um decisão deste tipo não pode ser baseada em feeling. Por isso, avalie o seu comportamento como empresário, líder e, ao mesmo tempo, franqueado. Já está comprovado que o empresário operando um negócio formatado e com regras pré-definidas tem mais chances de ter sucesso se tiver o perfil adequado para o tipo de empresa.

 

5. Conheça as desvantagens

 

Trabalhar sob um sistema com regras pré-definidas em contrato, o que significa se submeter ao modelo já existente, pode ser um problema para quem gosta de fazer as coisas sem ter que dar satisfações a ninguém. A venda ou a transferência do negócio também estão sujeitas a regras previamente definidas e, na maioria das redes de franquias, o franqueador é quem aprova o próximo franqueado.

 

6. Para todos os bolsos

 

Nem só as marcas milionárias e bem consolidadas no mercado são boas oportunidades de negócio. Há oportunidades para todos os bolsos. Antes de tomar a decisão, avalie sua capacidade financeira não só para abrir a franquia, mas também para manter a empresa saudável. 

 

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