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7 Dicas para gestão de compras

Para você ter êxito no gerenciamento das aquisições para o seu negócio, assegurando mais eficácia e praticidade, é importante conhecer 7 dicas para gestão de compras. Por meio delas, você terá condições de evitar problemas e os seus resultados serão muito mais satisfatórios.

7 Dicas para gestão de compras

1. Realize um diagnóstico

Antes de adquirir qualquer produto para o seu empreendimento, faça uma análise criteriosa com o intuito de diagnosticar todos os pontos que precisam ser levados em conta para você gastar o dinheiro do seu orçamento com responsabilidade e eficiência. É essencial considerar tanto os pontos fortes do negócio quanto as possíveis falhas, que colocam em risco a sua produtividade e, consequentemente, o seu lucro.

A partir desse diagnóstico, você deve elaborar um plano de ações estratégicas, a fim de gerenciar suas compras com mais chances de proporcionar um desempenho melhor do setor de aquisições. Por exemplo, ao observar que um fornecedor costuma atrasar a entrega, inclua outro fornecedor no seu planejamento, para não perder mais tempo nem dinheiro com o atrasado.

2. Otimize o processo de requisições

Uma das etapas de compras é a requisição de itens. Pensando nisso, você devem otimizar esse processo. Para tanto, certifique-se de que os profissionais responsáveis por essa tarefa consigam controlar as requisições de maneira eficaz. Além disso, automatize todos pedidos.

Se você quer ter êxito na gestão de solicitações, é indispensável prestar atenção em tudo o que há no seu estoque e em todos os produtos que precisam ser solicitados. As pessoas responsáveis por isso devem acompanhar todo o processo, desde a realização do pedido até a entrega do produto. Além disso, os pagamentos e suas respectivas datas precisam estar sob controle.

3. Capacite os profissionais encarregados do gerenciamento

Para garantir resultados melhores, os funcionários encarregados do gerenciamento de compras precisam ser devidamente capacitados, a fim de alcançar as metas de maneira organizada. Por isso, ofereça treinamentos específicos, o que vai permitir um aprendizado focado nesse tipo de gestão.

4. Observe os concorrentes

Em vez de se preocupar apenas com suas próprias funções, é recomendável manter o olho nos concorrentes, com a intenção de evitar riscos de maus investimentos. Ao comparar estratégias, o seu planejamento poderá ser feito com mais chances de reduzir problemas desnecessários.

5. Atualize todos os dados

Um dos erros de quem faz a gestão de compras em um empreendimento é não atualizar todos os dados das aquisições.  A partir dessa atualização, você terá condições melhores de conhecer a demanda de cada produto, bem como resolver possíveis problemas, como a necessidade imediata de reabastecimento de determinado item em falta.

O mais indicado é incluir os seguintes fatores na sua avaliação: quantidade de produtos disponíveis, valor médio pago por produto, valor médio pago por fornecedor, total de compras mensal e melhor fornecedor para cada produto. Assim, suas próximas aquisições não terão os mesmos problemas de antes.

6. Aumentar a quantidade de clientes

Outra característica presente na gestão de compras é conseguir mais clientes, com o objetivo de lucrar mais com as eventuais vendas. Porém, não basta apenas ter uma quantidade maior de clientes; é necessário que você faça um estudo do público-alvo do seu negócio, o que irá garantir o alcance das suas metas.

7. Manter um bom networking

Fazer networking é a última dica para você gerir suas compras com mais eficácia, afinal de contas, ao conhecer diferentes fornecedores, clientes e empregadores, você será capaz de ter opções variadas nas mais distintas situações, conseguindo lidar melhor com adversidades.

Siga essas dicas e depois compartilhe seus resultados conosco!

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