Ícone do site Indústria Hoje

7 Dicas para Tirar a sua Empresa do Vermelho  

Quando você está com as contas apertadas parece que não há solução no mundo para resolver isso. Mas é possível tirar a sua empresa do vermelho.

Em tempos de crise, muitas pessoas acabam se afundando em dívidas, e pode ser que isso venha a se tornar um problema mais pontual.

Para não se enrolar nessa bola de neve, você deve começar a pensar em formas de tirar a sua empresa do vermelho antes de se ver completamente envolvido nessa teia.

Então, acompanhe nossas 7 dicas importantíssimas para que você consiga recuperar o fôlego e organizar as finanças.

Saiba aqui como tirar a sua empresa do vermelho com 7 dicas incríveis

Quando o acúmulo de contas a pagar começa a tomar conta de sua mesa, é necessário rever suas estratégias e organizar as finanças. Para tirar a sua empresa do vermelho você precisa de organização e foco.

  1. Balanço de dívidas:

Faça um levantamento absoluto de quanto você “deve na praça”. Separe listas com dívidas para fornecedores, bancos, governo e tudo o mais que possa existir entre seus boletos.

  1. Crie prioridades:

Organize suas dividas em ordem decrescente de prioridade. Claro que a intenção é quitar tudo, mas é importante que você encare com sinceridade sua situação.

A prioridade deve ser dada aquelas contas que podem prejudicar imediatamente o funcionamento de sua empresa, como cortes de fornecimentos, por exemplo.

Depois de selecionar essas, pense nas dívidas mais atrasadas e as quais podem ser adicionados os maiores juros corridos, ou ainda um montante de várias dívidas de menor valor, e que você consiga quitar mais gastando menos dinheiro.

  1. Negocie:

Entre em contato com os credores e negocie as dívidas. Veja as possibilidades de parcelamento e anulação de juros, conheça todas as negociações possíveis e escolha aquela que melhor se adéqua a seu bolso.

  1. Corte custos:

Se você se encontra em uma situação muito drástica de dívidas, comece a cortar custos. Alugue um lugar mais em conta, diminua o consumo de papel e conscientize sua equipe quando ao uso da energia elétrica.

  1. Não misture os gastos pessoais:

Um dos erros mais comuns de micro e pequenas empresas é a mistura indiscriminada dos gastos pessoais com os gastos profissionais.

Você deve separar completamente esses dois setores. Pense em estratégias que sejam exclusivas para recuperação do caixa de sua empresa, sem agregar as questões pessoais a elas.

  1. Encontre parceiros de negócios:

Comece a buscar por parcerias para conseguir descontos e gratuidade. Ofereça um serviço em troca de divulgação ou divulgação em troca de um serviço.

O talento é sempre a melhor moeda de troca, e você pode utiliza RO seu a favor de sua empresa.

  1. Não assuma novas dívidas:

Exceto se elas forem ESSENCIAIS para o funcionamento de seu negócio, não entre em novas dívidas. Tente manter o controle e gastar somente aquilo que é extrema necessidade.

Tirar a sua empresa do vermelho exige disciplina absoluta, e conter os seus gastos desnecessários será de grande ajuda para se organizar.

Seja organizado, e evite se afundar em dívidas

É necessário ter absoluta maturidade para identificar que a empresa está no vermelho. Muitas vezes, precisamos abaixar a bola e aceitar que o problema bateu a porta.

O primeiro passo para conseguir conter sua sangria financeira e tirar a sua empresa do vermelho  é sem dúvidas admitindo que o problema existe.

Trabalhe com sua equipe as melhores estratégias e ideias para que esse problema não se agrave, e a melhor maneira de combatê-lo é no início.

É praticamente impossível abrir uma empresa sem fazer dívidas, ao menos para a maioria dos cidadãos.

Então sim! A dívida faz parte do processo de seu negócio, mas ela não deve tomar proporções preocupantes.

Faça de tudo para conseguir acompanhar o fluxo de seu caixa de perto, identificando tudo aquilo que entra e tudo aquilo que sai. Saiba aplicar o seu lucro de maneira inteligentes, apenas naquilo que vai lhe trazer algum retorno financeiro.

Quando você se encontra endividado, é necessário começar a filtrar os seus gastos com parcimônia.

Pode parecer que não, mas é absolutamente possível tirar a sua empresa do vermelho. Basta se organizar e trabalhar arduamente para que isso aconteça sem lhe causar grandes prejuízos.

Sair da versão mobile