O livro apresenta uma análise teórica, conceptual e empírica das relações de emprego na economia digital, que se manifestam, entre outras, em formas de emprego flexíveis ou atípicas, no trabalho contratual e numa mudança radical do trabalho baseado na posição para o trabalho baseado em competências. .
A abordagem adotada no livro fornece aos pesquisadores e estudantes de economia, negócios e outras ciências sociais uma visão geral de perspectivas e quadros teóricos e conceituais interdisciplinares sobre o mercado de trabalho e as relações de emprego.
Em particular, apresenta uma gama abrangente de investigação sobre formas flexíveis de emprego na economia digital. A gama de questões abordadas também é adaptada aos profissionais de negócios que desejam compreender as mudanças em curso nas relações de trabalho e o surgimento de novas formas de trabalho como resultado da transformação digital.
Também será valioso para os representantes das instituições do mercado de trabalho envolvidas na implementação de novas formas de trabalho e de relações entre empregadores e empregados na Indústria 4.0.