Uma empresa americana de 310 anos, baseada no trabalho manual, está ensinando o pessoal do Google a escrever. Trata-se da John Stevens Shop, um negócio especializado em esculpir letras em pedra, e que foi fundado em 1705.
Baseada em Newport, Rhode Island (nos Estados Unidos), a empresa chamou a atenção do setor de design da gigante da tecnologia. “O pessoal do Google está tentando sair lugar comum e trazer de volta uma perspectiva mais ampla para o mundo digital”, explicou o empreendedor Nicholas Benson, a terceira geral da família à frente da John Stevens, em entrevista ao site Inc.com.
Apesar dos avanços tecnológicos dos últimos 300 anos, a empresa que Benson herdou de seus antepassados continua usando o trabalho manual para a maioria dos seus projetos.
A loja é responsável por inscrições em monumentos importantes nos Estados Unidos, como o memorial de Martin Luther King, em Washington, O Hammer Museum, em Los Angeles, e o Franklin D. Roosevelt Four Freedoms Park, em Nova York.
O sucesso e a resistência de uma empresa tão antiga e com um trabalho tão “fora de moda” se deve à insistência do avô de Benson, John Howard Benson, em não deixar esse trabalho morrer.
Recém-formado no curso de artes, John Howard Benson comprou a loja na década de 1920, uma época em que a John Stevens Shop já havia se rendido à tipografia impressa, e resgatou o trabalho artesanal.
“Quando as pessoas veem algo escrito à mão, elas sentem uma conexão subconsciente. Se colocar um trabalho impresso de um lado e algo esculpido à mão de outro, não tem comparação. Um não tem vida, o outro é cheio de vida”, afirmou Nichola Benson neto ao Inc.
Para uma empresa basicamente digital como o Google, a reflexão que fica é: “O que se pode aprender com o trabalho em um material que resiste ao tempo?”.
Veja abaixo a palestra de Nicholas Benson ao setor de design do Google:
Fonte: Revista Exame