A indústria hoteleira não teve tempo de recuperar após o período mais difícil da pandemia e enfrenta novos desafios relacionados com as mudanças do mercado. Os gestores das instalações devem gerir os custos de energia, que no caso do gás e da electricidade aumentaram várias centenas por cento. A mudança do comportamento do consumidor também tem um impacto significativo na operação dos hotéis.
De acordo com um inquérito realizado em Setembro para a Indústria Hoteleira, apenas 28% dos hoteleiros estimam que conseguiram regressar ao nível de ocupação de 2018-19. Mais de 50% indicam a possibilidade de reconstituição da procura pelos seus serviços nos próximos dois anos (até 2024).
Novos hábitos dos clientes da indústria hoteleira
Mudou, entre outras coisas: método de reserva de lugares nas instalações. Atualmente, os clientes procuram a melhor oferta de preços e a maioria das reservas são feitas pouco antes da chegada. Este modelo não permite que os hotéis planejem de forma otimizada o trabalho e os custos. Cada vez mais nos deparamos com situações em que algumas instalações decidem estar disponíveis apenas nos finais de semana. Só então existe a possibilidade de reduzir o risco associado aos elevados custos fixos.
Desafios do mercado de trabalho
Um dos maiores desafios da indústria hoteleira são as questões de emprego. Durante a pandemia, grande parte do pessoal experiente foi forçado a mudar de profissão e a abandonar a indústria. Isso se aplica tanto aos funcionários que prestam serviços de limpeza quanto ao pessoal administrativo.
Além disso, devemos ter em conta o impacto do desemprego em níveis recorde. Uma maneira pela qual a indústria lida com esse problema é terceirizar serviços relacionados ao suporte administrativo para operações de instalações. Isto é principalmente sobre terceirização Serviços de RH e folha de pagamento.
Recorde de altos custos operacionais hoteleiros
O terceiro trimestre deste ano é outro período em que os hoteleiros experimentam um aumento significativo nos custos de funcionamento das suas instalações. Isto diz principalmente respeito a aumentos drásticos nos custos da energia e dos alimentos.
Um estudo mostra que os preços da energia para hotéis que não têm contratos permanentes de eletricidade aumentaram em média 200% em relação ao ano passado. A situação no abastecimento de gás é mais difícil. Excluindo as instalações com preços fixos, os inquiridos notaram um aumento dos custos deste meio ano para ano numa média de 312%. Os recordistas veem aumentos de até 1.000%.
O que você pode fazer para gerenciar a energia de forma mais eficaz?
Uma das ações que todo grande consumidor de energia elétrica pode realizar é conhecer detalhadamente os componentes de uma fatura de energia elétrica e as complexas relações entre eles. Esse conhecimento pode ser crucial. Além do consumo real, as faturas de energia também incluem uma série de taxas adicionais. Vale a pena conhecê-los e considerar o quanto podem ser reduzidos.
Esta é uma solução que se conecta a todos os pontos de consumo de energia. O sistema lê o histórico do medidor elétrico e, a partir dele, gera recomendações sobre o que deve ser melhorado. A sua implementação permite a otimização dos custos de distribuição de energia elétrica e um melhor ajustamento do nível tarifário de consumo. Dados de usuários do sistema Prognosis mostram que a economia pode chegar a 25%.
Onde mais você pode procurar economia na indústria hoteleira?
Outra área que afecta significativamente os custos fixos globais associados à gestão de uma instalação turística é a manutenção técnica da instalação. Em cada hotel existem muitas instalações cujo bom funcionamento requer inspeções e reparos regulares.
É importante ressaltar que o bom estado técnico das instalações e dispositivos determina o nível em que o hotel presta serviços aos seus hóspedes. Isto, por sua vez, se traduz na avaliação do consumidor e determina o nível de vendas futuras. Um hotel com muitas falhas técnicas não pode contar com uma boa avaliação dos visitantes.
O suporte técnico contínuo é, portanto, crucial para um hotel. Um contrato de prestação de serviços bem desenhado com um prestador experiente de serviços técnicos de manutenção imobiliária irá certamente permitir-lhe gerir melhor as obras técnicas e ao mesmo tempo controlar os custos.
A prevenção e a manutenção adequada das instalações e dispositivos não ajudam apenas a manter a sua eficiência técnica. Um técnico qualificado também poderá detectar irregularidades, cuja remoção economizará muito dinheiro e garantirá a segurança dos hóspedes do estabelecimento.
Para funcionar de forma harmoniosa e lidar eficazmente com a dinâmica das mudanças do mercado, a indústria hoteleira deve implementar estratégias de otimização arrojadas e estabelecer relações comerciais com parceiros que a ajudem a ultrapassar este período difícil.