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Análise de SWOT – O que é, e quais são suas Vantagens

Muitas vezes nos pegamos ponderando determinados fatores para chegarmos a uma decisão que seja satisfatória – por menores que sejam os objetivos finais.

Tendemos a fazer isso analisando nossas capacidades externas e fatores externos, pondo isso numa balança chegamos à uma decisão satisfatória para só daí partirmos para a ação, certo?

Quando transportamo-nos para o mundo dos negócios essa lógica se mantém – e é disso que se trata a Análise de SWOT.

Conceito de ‘Análise de Swot’

Análise SWOT (acrônimo para Strengths (Força), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Treaths (Ameaças)) é o meio pelo qual empresas tendem a estudar os passos seguintes a serem tomados observando os fatores externos e internos do mercado da empresa.

Esta é uma das ferramentas ao mesmo tempo mais simples e eficazes para uma empresa entender seu mercado e criar as bases necessárias para fazer os investimentos corretos.

Este método apesar de simples é eficiente para a construção e manutenção tanto de pequenas quanto de multinacionais.

É preciso entender, resumidamente o que são e para que servem cada um dos quadrantes da Matriz e, assim utilizá-lo com perfeição e assim obter os melhores resultados durante o seu planejamento estratégico – já que ele visa posicionar ou verificar sua empresa no mercado.

Neste ponto é importante esclarecer quais são e como gerenciar os pontos externos e internos:

Fatores Internos: Forças e Fraquezas são influenciáveis e gerenciáveis na medida em que são estudados. Uma empresa que conhece suas fraquezas e forças é capaz de trabalhar estes pontos.

Fatores Externos: Oportunidades e Ameaças, apesar de serem independentes da influencia do empreendedor é possível estudar e criar modos de saber aproveitar as oportunidades proativamente e de reduzir os riscos e percas das ameaças.

Como Fazer

Por ser uma ferramenta de simplicidade extraordinária, tudo o que se é necessário para criar esta matriz é uma planilha do Excel ou mesmo um quadro ou cartolina e dividir os 4 quadrantes – separando e listando em cada um deles os pontos acima.

Após isto traçar planos de ação para saber como aproveitar aas oportunidades e forças que são positivas para a empresa e assim, também, contornar as fraquezas e ameaças, reduzindo os riscos.

Exemplos de Análise SWOT

Para se começar este método é necessário que, no processo de composição da Matriz, levantem-se o maior número possível para cada ponto, como por exemplo:

Forças

Fraquezas

No caso dos fatores externos é preciso atentar-se a pontos que devem ser estudados e observados tais como:

Ameaças

Oportunidades

Apenas lembrando que, estes questionamentos são apenas a contexto de exemplificar alguns dos principais problemas/oportunidades que podem ocorrer no processo.

É necessário, como foi dito, que para se chegarem aos questionamentos corretos um planejamento estratégico que mostraram que pontos são notáveis no processo de construção da análise.

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