Ícone do site Indústria Hoje

Análise pré-implementação – o que é e exemplos

Análise pré-implementação – o que é e exemplos

A análise pré-implementação permite controlar totalmente o projeto desde o início e ajuda a prevenir muitos problemas durante a fase de implementação. Realizá-lo garante que o fornecedor entenda perfeitamente as necessidades e expectativas do cliente, que pode ter certeza de que o projeto que está sendo criado será exatamente o que ele pagou.

Ao enviar um pedido de orçamento, muitas vezes os clientes não têm plena consciência das suas reais necessidades – concentram-se no sistema e não nos problemas que a sua implementação deverá resolver.

Uma análise de pré-implementação devidamente conduzida ajuda a enfrentar este desafio e a definir o real escopo dos requisitos. Pular esta etapa do projeto pode resultar em dificuldades posteriores ou na necessidade de fazer muitas alterações. Isto, claro, tem impacto no orçamento e no cronograma de trabalho.

É claro que a análise pré-implementação não significa que tais situações não ocorrerão de todo. No entanto, não há dúvida de que muitos problemas podem ser resolvidos… antes mesmo de surgirem.

Resumindo, que benefícios você pode esperar da realização de análises de pré-implementação? A questão mais importante é eliminar problemas na fase dos trabalhos de programação e implementação. Além disso, tal ação permite-nos determinar de forma realista os custos e o tempo de implementação do projeto.

A análise pré-implementação também traz benefícios para o fornecedor de software. Graças à sua implementação na primeira fase do projeto, o cliente recebe um conjunto de expectativas claramente definidas e definidas e um cronograma de trabalho precisamente planejado. Além disso, a cooperação com o contratante será provavelmente melhor porque ambas as partes se envolverão mais e as actividades e necessidades se tornarão transparentes.

Sair da versão mobile