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Apple põe foco em pequenas empresas para vender mais iPads

A Apple Inc., que vem enfrentando vendas em queda do iPad — produto que antes era um sucesso absoluto — e percebendo uma oportunidade nas mudanças das formas de trabalho, está promovendo sua mais ampla investida até hoje na computação empresarial.

A empresa está trabalhando com mais de 40 empresas de tecnologia — muitas delas fabricantes desconhecidas de aplicativos de contabilidade ou apresentações de vendas — para tornar o iPad uma ferramenta de trabalho mais atraente.

A iniciativa é uma aposta que a Apple, que nunca teve uma grande participação nos US$ 2 trilhões anuais em gastos com tecnologia no mercado corporativo, pode abocanhar uma fatia maior de mercado ao remodelar a natureza do trabalho em configurações móveis amigáveis — onde a Apple está em vantagem.

Ao longo do caminho, a Apple está agindo de uma forma incomum para uma companhia que tradicionalmente traçou seu próprio caminho no mercado de consumo, sem muita ajuda dos outros. A Apple está convidando executivos da firma de contabilidade Xero Ltd. e de outros parceiros no programa de aplicativos corporativos para treinar especialistas da Apple para empresas. A Apple convidou alguns de seus aliados para se apresentarem em uma conferência de vendas da Apple em março, na Califórnia, um evento normalmente fechado para outras empresas, disseram pessoas a par do programa.

A Apple avalia os aplicativos de seus parceiros e oferece sugestões detalhadas, como até quais palavras deveriam ser sombreadas em cinza, segundo participantes da reunião. Graças à parceria, um aliado da Apple colocou a empresa em contato com um cliente corporativo do iPad que nunca havia conversando com um representante da Apple. E a Apple está estimulando parcerias ao incentivar os fabricantes de programas complementares, como software de agendamento de funcionários e sistemas de caixas registradoras digitais, a criar aplicativos interconectados.

A Apple divulgou pela primeira vez sua aliança em aplicativos corporativos em uma teleconferência com investidores em abril, mas ela deu poucos detalhes na ocasião. Elementos da estratégia da Apple foram descritos por mais de uma dezena de pessoas a par do projeto.

Alguns detalhes do programa não estão claros mesmo para os participantes, refletindo a inclinação da Apple para o sigilo. Executivos de algumas empresas parceiras dizem que não estão certos de seu papel em vender os aplicativos e nem sabem quem são todos os outros parceiros.

A iniciativa tem sido chamada como “programa de parceria de mobilidade”, ou MPP (da sigla em inglês), mas a Apple tem desencorajado os parceiros a usar o nome publicamente, de acordo com algumas pessoas a par do programa.

Essas empresas “estão desenvolvendo soluções iOS para vários setores que irão dar poder aos funcionários e levar a uma nova era de produtividade”, disse um porta-voz da Apple.

Os esforços estão valendo a pena com pequenos clientes como Kelly Barker. Em junho, ela entrou em uma loja da Apple em Dallas com uma pergunta sobre o uso de seu laptop Mac em sua empresa de cuidados com a pele. Um funcionário da Apple convidou Barker para participar de um workshop onde três empresas de software mostraram a uma dezena de pequenos varejistas como conduzir suas operações com dispositivos da Apple.

Lá, representantes da Apple ajudaram a convencer Barker a substituir seu sistema ultrapassado de contabilidade por aplicativos que funcionam em iPads e iPhones.

Ela acabou mudando o software de contabilidade de sua empresa, a PREP Cosmetics LLC, para os aplicativos da Xero, firma que tinha participado do workshop. Barker ficou surpresa com a forma que a empresa mais valiosa do mundo cuidou de uma empresa com quatro empregados. “Eles realmente estavam genuinamente interessados em minha empresa e em me ajudar a crescer”, diz ela.

O caminho do mercado corporativo da computação tem riscos também. Concorrentes como Microsoft Corp., Google Inc. e a Samsung Electronics Co. também estão desenvolvendo recursos voltados para empresas e cortejando desenvolvedores de aplicativos. A Apple não tem a mesma cultura ou as amplas redes de vendas de tecnologia para o mercado corporativo.

A Apple precisa dos clientes compradores para reverter a forte queda nas venda de iPads, que recuaram por seis trimestres consecutivos. A receita com as vendas de iPads caiu 24% nos nove meses encerrados em 27 de junho em relação a um ano antes.

As vendas corporativas têm sido um ponto positivo no declinante mercado de tablets. A firma Forrester Research estima que 20% dos tablets usados globalmente em 2018 serão de propriedade de empresas, acima dos 12% de 2014. A Apple também tem procurado clientes corporativos com a parceria de um ano firmada com a International Business Machines Corp. para juntas criar aplicativos personalizados para iPads.

No longo prazo, a Apple quer vender conjuntos de aplicativos feitos sob medida para atividades industriais ou administrativas, como para varejistas ou serviços de contabilidade, dizem pessoas a par do projeto. A Apple também tem discutido a associação com operadoras de telefonia celular nos Estados Unidos, como a AT&T Inc. e a Verizon Communications Inc., para ajudar a vender aplicativos e dispositivos Apple para empresas, segundo fontes.

Entre os participantes do programa estão empresas de software de serviços de campo ServiceMax Inc., a empresa de caixas registradoras digitais Revel Systems, empresas de segurança de dispositivos móveis MobileIron Inc. e a AirWatch da VMware Inc.; e a ScrollMotion Inc. e a Showpad NV, que desenvolve aplicativos para apresentações de vendas para dispositivos móveis.

Barker, da PREP Cosmetics, diz que sua empresa já está se beneficiando das iniciativas da Apple. Segundo ela, o novo software de contabilidade automatizou muitas tarefas. “Em vez de me preocupar com a tecnologia, ou com a contabilidade, nós podemos nos concentrar na estratégia.”

Fonte: The Wall Street Journal

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