Ícone do site Indústria Hoje

O que é o APQP?

linha-robo-carro-auto

A sigla APQP que em inglês significa Advance Product Quality foi traduzida para o português como Planejamento Avançado da Qualidade  do Produto. É conhecido como uma ferramenta da indústria automotiva que tem o seu foco voltado para os inúmeros estágios de desenvolvimento de um produto.

O APQP foi desenvolvido no final da década de 1980 por um grupo de experts das três indústrias automobilísticas maiores na época: Ford, General Motors e Chrysler. Os profissionais passaram cinco anos analisando o sistema de produção automotivo nos Estados Unidos, Europa e Japão.

Hoje em dia, são essas mesmas três empresas que fazem uso do APQP, bem como as suas filiais em todo o mundo. Os fornecedores também integram o planejamento e, para tanto, devem seguir os procedimentos a eles destinados, de acordo com a norma TS16949. Além de qualidade, a ferramenta busca garantir os prazos estipulados pelo cliente.

Com o APQP é possível traçar os aspectos mais relevantes para desenvolver um plano de qualidade do produto e, dessa forma, oferecer um produto que dê satisfação total ao cliente final.

Para que serve o APQP

O Planejamento Avançado da Qualidade do Produto serve, em especial, como um guia no processo de desenvolvimento e também para definir o melhor jeito de compartilhar resultados entre fornecedores e empresas automotivas. O APQP permite que todos os setores envolvidos no planejamento e desenvolvimento do produto final possam se compreender.

Entre outros benefícios, isso vai ajudar na redução de possíveis falhas, resultando em maior qualidade dos veículos fabricados. Para tanto, o APQP possui três fases:

1. Desenvolvimento.

2. Industrialização.

3. Lançamento de produtos.

Através disso, 23 temas principais serão monitorados, os quais devem ser concluídos antes mesmo da produção ser iniciada. Entre eles, são abordados aspectos como robustez, design, testes de conformidade de acordo com as especificações, normas de inspeção de qualidade, embalagem de produtos e outros.

Para tanto, o APQP se concentra em duas esferas principais: planejamento da qualidade up-front e avaliação da satisfação dos clientes com a produção e, a partir de então, seguir uma melhoria contínua.

Quais as ferramentas do APQP

O Planejamento Avançado da Qualidade  do Produto consiste em um método bastante rigoroso, cheio de etapas que devem ser cumpridas por parte da empresa e fornecedores para que no final o trabalho seja concluído com perfeição. Entre outras questões, essa organização busca uma melhor compreensão de um projeto, para que os envolvidos possam compreendê-lo e, a partir de então, executá-lo conforme a ideia inicial.

Para tanto, existem cinco principais atividades que funcionam como ferramentas para que o APQP indique em que momento cada atividade deve ser realizada, são elas:

1. Planejamento

2. Design de Produto e Desenvolvimento

3. Processo de Design e Desenvolvimento

4. Produto e Processo de Validação

5. Produção

Leia também:
O que é FMEA
O que é Kanban
O que é TQM

Fases do APQP

Para alcançar os objetivos propostos, o Planejamento Avançado da Qualidade  do Produto deve seguir cinco fases diferentes. São elas, planejamento, verificação do projeto e desenvolvimento do produto, verificação do projeto e desenvolvimento do projeto, validação do produto e processo e, por fim, a última fase do APQP é o feedback, avaliação e ação corretiva. Cada fase conta com alguns pontos fundamentais, são eles:

1. Planejamento:

– Definição das necessidades do cliente.

– Planejamento de um programa da qualidade.

2. Verificação do projeto e desenvolvimento do produto:

– Criação das especificações do projeto.

– Revisão crítica dos requisitos.

– Levantamento de problemas em potencial ao longo do processo industrial.

3. Verificação do projeto e desenvolvimento do projeto:

– Desenvolvimento de um sistema de produção eficiente.

4. Validação do produto e processo:

– Legitimação de todos os processos da fabricação.

– Garantia das expectativas do cliente;

5. Feedback, avaliação e ação corretiva:

– Melhoria contínua e satisfação do cliente.

Por Fábio Henrique e Vivian Fiorio

Sair da versão mobile