Ícone do site Indústria Hoje

As profissões quentes em cada região do Brasil

 

Pesquisa mostra que 25% das colocações da região metropolitana de São Paulo são para a área de Finanças

 

Camila Lam, de Exame

 

São Paulo – Um levantamento feito pela Michael Page, empresa de recrutamento especializado, com base no número de contratações do primeiro semestre de 2011 no Brasil mostra a demanda profissional de cada região do país.

 

 

De acordo com Sérgio Sabino, Diretor de Marketing da Michael Page América Latina e Coordenador do Núcleo de Pesquisa, foram entrevistados mais de 30 mil executivos, dos quais 2 mil foram contratados por meio da empresa.

 

De acordo com pesquisa, o engenheiro de infraestrutura e exploração é a profissão do Rio de Janeiro

 

“Mapeamos as contratações do semestre e fizemos uma divisão por região e pela frequência de contratação, chegando ao profissional ‘da região’”, explica o executivo. Na região metropolitana de São Paulo, as contratações da área financeira corresponderam a 25% do total. “Faz sentido, já que a maioria das matrizes de empresas está na cidade, a tomada de decisão de crescimento e investimento parte daqui”, justifica Sabino.

 

Já no interior de São Paulo, o engenheiro (de produção, construção, manutenção, processos, entre outros) foi o mais requisitado, respondendo por 50% das contratações da região.

 

No Rio de Janeiro, 35% dos contratos fechados foram para as divisões de engenharia e óleo e gás. O engenheiro voltado para a área de projetos de infraestrutura e exploração está em alta na região. Outro dado evidenciado pela pesquisa foi o aumento nas contratações de executivos fora do eixo Rio-São Paulo, que representaram 36% dos contratos fechados – de acordo com Sabino, no mesmo período do ano passado a taxa foi de 23%.

 

Em Minas Gerais, mais de 42% dos profissionais contratados estão ligadas às engenharias, especialmente de obras. Na região sul do Brasil, a profissão com destaque nas contratações foi a de gerente comercial. De acordo a pesquisa, 28% dos profissionais contratados tinham ligação com atividades comerciais ou de marketing. Nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste mais de 60% das contratações feitas pela empresa foram para o cargo de gerente regional de vendas.

 

Sair da versão mobile