Ícone do site Indústria Hoje

Autoconfiança – Crenças e Verdades

Quem nunca se sentiu ‘não capacitado’ para uma função ou desafio ao menos uma vez na vida? Quem nunca achou em algum momento que o que os outros falavam de si era mais do que você mesmo acreditava?

A realidade é que sua capacidade é, na maioria das vezes, diferente do que você acredita sobre si e também do que os outros acreditam, pois estes últimos são baseados em crenças. E estas crenças fazem com que nossos dons e qualidades sejam ás vezes subutilizados, por todos nós. Por outro lado, reconhecer que o poder da autoconfiança é enorme pode ser transformador dependendo da maneira que aplicamos.

Nossas crenças são baseadas em acontecimentos do passado e por isso deixamos de aproveitar oportunidades por detalhes que somente nós conhecemos. Por exemplo: porque você acredita que não é capaz de fazer boas apresentações no final da ultima que fez percebeu que poderia ter dado algumas informações relevantes, mas esqueceu. Assume então que a apresentação foi uma droga. Por outro lado a platéia gostou do conteúdo e te considera assertivo e convincente. Isso acontece o tempo todo.

Por outro lado existem os que sofrem da síndrome de Dunning-Kruger, que acreditam que sabem mais do que realmente sabem mas, na realidade, ‘não sabem o que ainda não sabem’. Mas não vamos tratar estes casos aqui.

Alguns exercícios para treinar sua autoconfiança podem ajudar, então tome caneta e papel para começarmos:

Volte e leia com atenção! Você é ou não é uma grande pessoa? Tenha orgulho de si e tenha certeza que pode muito mais do que imagina.

Boa sorte

Sair da versão mobile