Num armazém standard, um funcionário recebe um documento WZ e recolhe os elementos necessários para concluir o pedido enquanto se desloca pelo armazém. Em seguida, segue para a área de armazenamento onde são armazenadas as mercadorias prontas para embarque. Mais tarde, ele recebe outra ordem e executa as mesmas ações. Ele viaja muitos quilômetros coletando os itens necessários para concluir o pedido. Ele se move pelo armazém repetidas vezes.
A automação do armazém envolve a mudança do sistema de trabalho e a preparação dos pedidos. Simplificando, temos tantas pessoas quanto o armazém é grande, e não tantas quanto os pedidos. Dividimos o armazém em setores e cada almoxarifado trabalha apenas no seu setor.
Dividimos os pedidos em partes e os funcionários do armazém coletam mercadorias de vários pedidos ao mesmo tempo. Cada funcionário coleta os itens do pedido em sua área, acondiciona-os em caixas e coloca-os em um rolo que os transporta até o ponto de coleta. Lá, uma pessoa é responsável por organizar os pedidos.
Como resultado, o tráfego no armazém é reduzido, os funcionários viajam menos quilómetros e os pedidos são concluídos mais rapidamente. A eficiência do trabalho dos trabalhadores do armazém aumenta – eles passam menos tempo se movimentando pelo armazém e são capazes de coletar mais itens.
A automação do armazém minimiza em grande parte o impacto do fator humano no funcionamento do armazém. Há menos erros durante o processamento de pedidos porque geralmente é introduzido um mecanismo de controle duplo. Primeiramente, a mercadoria é embalada pelo almoxarifado responsável por uma parte específica do pedido. Posteriormente, tudo é montado por uma pessoa localizada no local de transporte das caixas.
Ao classificar as encomendas, também verifica a sua exatidão. O próprio armazém fica mais organizado. O problema dos pistões nos setores que contêm mais mercadorias rotativas ou na zona de armazenamento é eliminado.
Ao implementar a automação, as mercadorias que giram com mais frequência são geralmente colocadas perto dos rolos, para que os operadores não precisem se deslocar muito para recolhê-las. Ao mesmo tempo, deve recordar-se que todos esses bens não devem estar localizados num sector, porque então um dos operadores estará permanentemente ocupado e os outros desempregados.