Ícone do site Indústria Hoje

Automação de armazém – por que vale a pena?

Automação de armazém – por que vale a pena?

A automação de armazém é um investimento que sempre deve compensar. Como se preparar para que isso aconteça? O processo deverá ser precedido de uma definição precisa da finalidade para a qual pretende automatizar o seu armazém. A escala de tal empreendimento pode variar e o seu âmbito deve ser adaptado ao objetivo.

Se você começar do nível onde os funcionários do armazém coletam os pedidos com cartões, a mesma coisa implementar um sistema WMS aumentará radicalmente a eficiência do trabalho e mais tarde será possível avaliar se serão necessárias soluções automáticas mais avançadas (por exemplo, robôs ou sistemas de automação de armazéns).

O tamanho do retorno desse investimento também depende de como os processos repetíveis ocorrem no armazém da sua empresa. No caso de produtos padronizados e pedidos uniformes, a automação simplesmente tornará a sua separação mais fácil e rápida.

No entanto, se você vende um sortimento em muitas variantes diferentes (diferentes, por exemplo, em tamanho ou cor) e os pedidos consistem em muitos itens, o seu processamento sem soluções automáticas pode, em algum momento, tornar-se praticamente impossível. A utilização de um sistema que visa melhorar o funcionamento do armazém resolve este problema.

No entanto, se estiver na fase em que o próximo passo para aumentar a eficiência é a automatização do armazém, é um investimento que não só compensa, mas também verá efeitos mensuráveis ​​rapidamente após a implementação.

O sistema permite uma melhoria significativa nos resultados, mantendo constante o espaço de armazenamento e o número de funcionários. O retorno do investimento é visível rapidamente, entre outros graças à redução significativa do número de erros e à aceleração do tempo de conclusão dos pedidos.

Sair da versão mobile