Ícone do site Indústria Hoje

Biocombustível feito a partir do curtume

Uma equipa de pesquisadores da República Checa desenvolveu um processo para produzir biocombustível a partir das substâncias tóxicas usadas na indústria dos curtumes. Uma questão importante para países como Portugal onde a indústria do calçado tem sido um dos vetores de crescimento econômico.

Biocombustível feito a partir do curtume

A investigação está a ser desenvolvida na Universidade Tomas Bata, na República Checa. “O nosso princípio é separar a glicerina da gordura, e substituir a glicerina por metanol. Depois separa-se a glicerina do diesel. Neste caso separamos também a proteína dos resíduos dos curtumes para ser reutilizada”, disse Karel Kolomaznik, um dos responsáveis do projeto.

Para os investigadores checos, a pesquisa permite resolver dois problemas de uma só vez: criar um combustível mais barato e evitar problemas de saúde pública. Tradicionalmente, a indústria dos curtumes baseia-se no uso do crómio e em processos poluentes. “Penso que resolvemos um problema ecológico importante ao processar os resíduos dos curtumes. É muito perigoso queimá-los devido às dioxinas e aos óxidos de nitrogénio porque são processos altamente poluentes”, acrescentou o investigador.

Segundo a equipa de cientistas checos, além das vantagens ambientais, o sistema tem vantagens econômicas ao rentabilizar subprodutos industriais.

Fonte: Euronews

Sair da versão mobile