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Bosch VisionX: Projeto de 40 toneladas sobre rodas

O próximo passo da indústria dos transportes de bens e de mercadorias ainda é uma incógnita, mas deverá acarretar consigo uma reformulação completa daquilo que se pretende que seja o serviço de transporte, bem como de todas as funções acessórias. Visando descobrir um pouco mais do caminho a seguir pelos camiões, a Bosch tem vindo a trabalhar numa visão multi-estrutural do camião do futuro: eis o VisionX.

A Bosch apresenta na 66ª edição da Feira de Comerciais de Hannover (IAA) o seu estudo VisionX, concept que pretende demonstrar o que os veículos comerciais serão capazes de fazer em apenas alguns anos. Totalmente conectado e, em alguns casos, oferecendo condução autônoma, serão movidos a diesel altamente eficiente ou mesmo a eletricidade, como a situação exigir.

Segundo a companhia tecnológica Alemã, num futuro não muito distante, um profissional que almeje a trabalhar como condutor de camiões poderá ter de juntar no seu currículo elementos como executar tarefas-chave de envio de carregamentos, incluindo a verificação do status do transporte através da cloud, responder a e-mails e organizar rotas e ajustá-las para incluir carga adicional.

“No futuro os camionistas vão deixar de ser apenas condutores e vão passar a ter um papel importante como gestores de logística”, refere Markus Heyn, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH. “O caminhão do futuro será um dispositivo inteligente de 40 toneladas sobre rodas”, complementa Heyn. Conectividade inteligente e automação irão permitir andar nas autoestradas sem a intervenção do condutor. Isto vai dar aos condutores tempo para executarem outras tarefas como o planeamento de rotas, processamento de documentos de envio, ou simplesmente fazer uma pausa.

Aumentar a eficiência através da tecnologia híbrida e convoying

Aumentar a eficiência ainda mais continuará a ser um grande foco no futuro. É por isso que o estudo Bosch VisionX leva o motor diesel – que é particularmente económico no mundo dos transportes pesados de mercadorias – e o combina com motores elétricos para sistemas auxiliares, como a bomba hidráulica. Os camiões do futuro irão beneficiar não só desta tecnologia híbrida, mas também das vantagens de convoying, que incluem a melhoria da segurança graças à travagem coordenada, aceleração e direção, bem como uma vantagem económica significativa.

“Num convoy, é possível combinar os ganhos de segurança de condução automatizada com o aumento de eficiência que é tão crucial para o setor de veículos comerciais. A corrente de condução permite economia de combustível de até 10 por cento. Isso é um argumento forte na indústria de veículos comerciais”, assevera Heyn.

O Bosch VisionX demonstra, também, o espaço que existe para otimizar esta situação no futuro. Por exemplo, a manutenção que é previsível pode monitorizar a condição técnica de um camião em tempo real e informar de cargas de qualquer trabalho de manutenção ou reparos que devem ser realizados. Esta é a melhor maneira de planear pausas na programação de um camião, mantendo, assim, o tempo de inatividade no mínimo e aumentando ainda mais a eficiência dos transportes.

As informações são do site Automonitor

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