Ícone do site Indústria Hoje

Carros híbridos ainda são pouco conhecidos no Brasil

Os carros híbridos, que possuem um motor a combustão e outro elétrico, apareceram no topo da lista do Inmetro dos veículos mais econômicos do País. E não é conversa mole para vender. Os dados são certificados e mostram que eles são capazes de rodar até 18 km/litro de gasolina na cidade. Por causa de números invejáveis, são apontados por muita gente como uma solução viável para o futuro nos grandes centros porque poluem menos o meio ambiente em relação a modelos convencionais. O problema é que os híbridos são desconhecidos do grande público por terem vendas bem específicas. São apenas três modelos disponíveis no País.

Em regra geral, eles podem ser resumidos como automóveis de luxo com consumo de modelo popular. O mais conhecido desse time no País é Toyota Prius, mas temos ainda o Ford Fusion Hybrid e o Lexus CT200h. Em comum, além da tecnologia avançada que permite andar bem e beber pouco, têm o preço elevado. O mais barato da lista é o Prius. Com motor a combustão 1.8 a gasolina e um elétrico, gera potência combinada de 136 cavalos. O Toyota é vendido por R$ 120 mil. Traz um painel futurista. O visual externo nunca foi seu ponto forte, mas isso não é um problema. A montadora prepara a chegada da nova versão para o mês de junho e o preço deve ser mantido.

No caso do Lexus CT200h o valor é de R$ 162 mil. Tem muitas semelhanças mecânicas com o seu primo Prius. A diferença é o acabamento bem mais refinado. A garantia do Lexus, marca do grupo Toyota, é de 4 anos e as manutenções são feitas inclusive nas lojas da Toyota. No caso do Ford Fusion o apelo é o luxo, além do consumo baixo. o Visual do Fusion é igual ao do flex. A diferença aparece no painel porque o mostrador exibe nível de carga de bateria. A mala também é menor porque a bateria ocupa parte dela.

As notícias são do jornal JC Online 

Sair da versão mobile