Ícone do site Indústria Hoje

Cibersegurança em sistemas ERP

Cibersegurança em sistemas ERP – Sente Blog

A segurança dos sistemas ERP baseia-se em duas partes importantes: segurança tecnológica e prevenção humana. O cibercrime é um negócio que está crescendo incrivelmente rápido. Novos esquemas e métodos de fraude são criados todos os dias. No entanto, muitos deles funcionam de forma semelhante, por isso é mais importante que os funcionários tenham conhecimento atualizado sobre os tipos de ataques mais comuns – como o phishing.

Graças a isso, eles identificarão facilmente tentativas de phishing de dados e evitarão que criminosos atuem em detrimento da sua organização. O treinamento deve ser rico em exemplos e visualizações, para que mesmo as pessoas menos proficientes na navegação na Internet possam compreender facilmente os mecanismos por trás deles.

Além disso, capacitar os colaboradores sobre ações básicas para evitar vazamento de dados – como não compartilhar senhas com terceiros, não clicar em links suspeitos, bloquear o aparelho antes de sair dele, entre outros.

Senhas fortes. Cada um de nós já encontrou esse conceito pelo menos uma vez. Todo mundo sabe que uma senha deve ser difícil de adivinhar, não óbvia e conter letras, números e caracteres especiais.

Mas seja sincero: você os usa todos os dias? Infelizmente, muitas pessoas ficam desanimadas pelo fato de que uma sequência tão complicada deve ser lembrada – e ainda assim, em três meses, ela terá que ser alterada de qualquer maneira. Claro que é desconfortável, mas é um elemento muito importante de como proteger o sistema ERP contra roubo de informações.

O segundo pilar igualmente importante da segurança cibernética é a tecnologia. Atribuição de permissões a recursos, backups regulares e alterações de senha, auditorias de segurança, proteção de servidores, bem como programas antivírus em todos os dispositivos da empresa. Estes são elementos essenciais que garantem a segurança dos sistemas ERP. Nenhuma organização deveria funcionar sem eles.

Sair da versão mobile