Ícone do site Indústria Hoje

Como funciona o Código de Barras?

O Código de Barras uma representação numérica capaz de identificar aquela determinada mercadoria na qual está inserida – tanto que abaixo das barras, existem números, sendo que cada um deles corresponde a um conjunto de sete barras. O sistema de leitura por código de barras já é bastante antigo, tendo sido patenteado há mais de 64 anos, em 1949, pelos norte-americanos Bernard Silver e Norman Woodland.

No entanto, na época uma tecnologia que permitisse que o produto fosse identificado por este código ainda não era muito acessível, por isso, ele só passou a ser utilizado em 1974, começando por um pacote de goma de mascar. A partir daí, houve uma grande evolução no ramo do comércio, pois o atendimento se tornou muito mais rápido, o que diminuiu as longas filas nos caixas de supermercados e lojas. No Brasil, o código de barras começou a ser utilizado algum tempo depois, nos anos 80.

Afinal, o que é e como funciona um código de barras?

Como já foi dito, as barras representam os números que estão abaixo delas, ou seja, é como se fosse uma maneira de escrevê-los de modo que possam ser lidos por um leitor de código de barras que emite um raio vermelho que percorre todas as barras. Onde a barra for escura, a luz é absorvida; onde a barra for clara (espaços), a luz é refletida novamente para o leitor. que identifica o produto, fazendo com que as chances de erro nesse procedimento sejam reduzidas a quase zero. Quando ocorre alguma falha e o aparelho não consegue fazer a leitura das barras, o profissional pode digitar a sequência de números, obtendo a identificação e o valor do produto.

Leitor de Código de Barras Manual

Leitor de Código de Barras de Supermercado

 

Estrutura do Código de Barras

As barras representam o código binário, de modo que cada uma delas (seja preta ou branca) equivale a um bit. Se observarmos, as três primeiras barras são mais compridas do que as demais, e servem para sinalizar, ou seja, avisar que o código virá a seguir. Os três primeiros números indicam em qual país aquele produto foi cadastrado (cada nação tem a sua combinação) no Brasil se incia em 789, os números seguintes indicam a empresa responsável pela fabricação, a terceira combinação indica o produto e o último número resulta de um cálculo dos anteriores.

Sair da versão mobile