A iluminação industrial varia de acordo com o espaço e a necessidade estrutural da sua empresa. Para aplicar iluminação industrial da maneira correta no espaço, acompanhe as dicas a seguir.
Em primeiro lugar, algumas perguntas podem orientar suas necessidades. Tais como:
– O que precisa de mais iluminação no ambiente (o teto, o piso, os equipamentos, etc);
– Quais obstruções estão no lugar;
– E quais peculiaridades técnicas requerem mais atenção (manutenção, nível de luminosidade, entre outras).
Tudo isso deve ser considerado antes de selecionar o equipamento e de definir qual será o tipo de instalação.
Não se esqueça de que o piso é apenas um dos elementos que exigem iluminação, que também pode beneficiar máquinas, produtos empilhados, locais de inspeção e muito mais. Por isso, cabe a você estabelecer os pontos que exigem uma iluminação maior, a partir de uma análise da luz do ambiente e seus reflexos em todos esses elementos.
Veja como aplicar iluminação industrial
Quando o local que você pretende iluminar possui obstruções expressivas, como a presença de porta-pallets, por exemplo, o ideal é iluminar não apenas o piso, mas também os porta-pallets de maneira vertical, uma vez que isso tende a facilitar a visualização dos rótulos dos conteúdos. Caso eles estejam perto uns dos outros, numa espécie de corredor, luminárias tipo calha para lâmpadas fluorescentes são as mais recomendadas, desde que fiquem no sentido longitudinal aos pallets, ou seja, no meio do corredor formado por eles.
Levando em conta as informações acima, há outra situação parecida, mas em que os porta-pallets ou qualquer outro tipo de obstrução significativa não estejam muito próximos. Assim, deve-se utilizar projetores com lâmpadas de descarga de alta pressão, preferencialmente nas laterais do local, com a finalidade de garantir mais uniformidade na iluminação do piso, assegurando iluminação vertical nas obstruções e com menos gastos de energia.
Caso não existam grandes obstruções no lugar, isto é, sem a presença de máquinas altas, por exemplo, o mais aconselhável é instalar luminárias no teto, de modo assimétrico, o que irá proporcionar um nível de iluminação e de uniformidade mais eficiente, além de mais economia de energia.
Se o ambiente precisar de um tipo de iluminação mais pontual, há a possibilidade de misturar tipos de equipamentos distintos, o que ampliará a chance de ter uma iluminação capaz de dar conta de cada ponto. Por exemplo: luminárias do tipo calha podem ser instaladas para lâmpadas fluorescentes o mais perto possível do ponto de inspeção, ficando mais baixas em comparação com a iluminação geral. Dessa maneira, não se desperdiça energia e a visibilidade fica muito melhor em todas as áreas.
Também há situações em que é necessário iluminar lugares de difícil acesso, com uma manutenção não tão frequente, bem como situações adversas, incluindo partículas em suspensão, superfícies com potencial explosivo, existência de agentes corrosivos, entre outros fatores. Portanto, lembre-se de contratar um bom profissional de iluminação, que saiba avaliar as características de cada local antes de desenvolver um projeto apropriado de iluminação industrial para eles.