Muitas vezes, a decisão de efetuar ou não alterações resulta não só do cálculo direto do saldo de lucros e perdas, mas também da especificidade de uma determinada empresa e da natureza do seu processo produtivo.
Um exemplo universal aqui é o corte de chapas metálicas. Muitas empresas ainda usam prensas e matrizes de corte, juntamente com lasers rápidos e eficientes para cortar chapas metálicas. No caso da produção em grande escala, ainda acontece que uma prensa velha e desgastada será a solução mais rápida e barata, por isso é invariavelmente utilizada.
O laser oferece maiores oportunidades de adaptação às necessidades do mercado e introdução mais rápida de um novo produto ou produção sob encomenda, portanto, no caso de mudanças dinâmicas nas necessidades do cliente, ele provará ser uma solução mais eficaz.
Nesse caso, o investimento num laser terá retorno rápido porque libertará o potencial da empresa que até agora estava bloqueado por limitações. Como mostra o exemplo do corte de chapas, às vezes faz sentido usar soluções tradicionais, caso contrário vale a pena implementar soluções modernas, e às vezes o melhor efeito será uma combinação de modernidade e tradição.