Ícone do site Indústria Hoje

Como Calcular CPMF

Hoje iremos explicar o que é CPMF e como calcular este imposto brasileiro que taxa a movimentação financeira de nossas transações bancárias.

O que é CPMF?

Um tributo brasileiro gerido pela Receita Federal para suprir os gastos com a saúde pública e erradicação da pobreza, assim foi criado o CPMF, o intuito era arrecadar impostos para o Fundo Nacional de saúde, claro que em nosso país muitos recursos são desviados e não chegam ao destino final, mas o CPMF visava o equilíbrio das contas quando o país não estava tão bem.

Qualquer movimentação bancária era taxada pelo CPMF, inicialmente sua percentagem era de 0,25% chegando até 0,38%. As operações de transferência de um mesmo correntista eram cobradas semanalmente, por exemplo, caso o correntista transferisse seu salário em conta corrente para a poupança de suas contas na mesma instituição financeira eram taxadas pelo CPMF.

Extinta em 2006 a CPMF já apresentou diversas possibilidades de voltar, muitas vezes denominada como CSS (Contribuição Social para a Saúde) ou com acréscimos significativos no IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), o mal da CPMF foi taxar todas as etapas dos processos bancários, e claro quem pagava por todos estes tributos eram os consumidores.

Saiba Como Calcular o ICMS aqui!

Para que Saber Calcular CPMF?

Como há rumores que a CPMF volte novamente a participar do nosso cotidiano, é bom estar atento as principais movimentações que este imposto engloba, claro que uma nova taxação envolve diversos aspectos, mas a CPMF retirava consideravelmente de sua conta um percentual de 0,38%, pode parecer pouco, mas imagine esta taxação sobre todas as suas movimentações bancárias, no final do mês muitos se assustavam com o montante.

Por este fato é importante saber como calcular CPMF para poder acompanhar o quanto será descontado de suas transferências bancárias!

Exemplo de Como Calcular CPMF

Agora vamos mostrar um exemplo bem simples de como calcular CPMF de uma transação bancária. Tenha em mente que estes valores são considerados pequenos, mas dependendo do montante das movimentações o desconto será cada vez maior.

Exemplo:

Suponhamos que a taxação de percentagem esteja em torno de 0,38% e você emite um cheque no valor de R$1.000,00. A pessoa a qual destinou o cheque o desconta, quanto de taxa de CPMF será cobrado de sua conta bancária?

Simples:

1.000,00-0,38%= 3,8

Será descontado R$3,80 desta transação bancária.

Imagine agora montantes maiores como 30 mil reais ou 900 mil reais, o imposto aumentaria significativamente, isso em todo o processo que for movimentado, por isso muitos defendem o não retorno da CPMF. Não adianta realizar o aumento de impostos sem uma gestão eficiente e planejamento dos recursos obtidos, este tributo seria mais um meio de desvio no qual quem pagaria a conta seríamos nós!

Pronto, você já aprendeu como calcular CPMF, agora fique atento, caso este imposto volte saberá como identificá-lo em seu extrato bancário.

Escrito por: Tamires Almeidda

Sair da versão mobile