Ícone do site Indústria Hoje

Como Calcular Densidade em Embalagens Plásticas

A todo o momento estamos comprando algum item que possui uma embalagem plástica, mas não nos atentamos as especificações de cada produto e muito menos sabemos que essas embalagens oferecem densidades diferentes, mas como calcular densidade em embalagens plásticas?

Vamos explicar o que são as embalagens e como saber a densidade destes recipientes:

As embalagens são recipientes destinados a encobrir, proteger, manter e conservar os alimentos frescos, crocantes e com suas características intactas, devem ser hermeticamente fechadas para resistir a altas e baixas temperaturas, não estourar nem rasgar no processo de deslocamento e estar devidamente esterilizadas mantendo a integridade dos alimentos.

Além das embalagens protegerem os alimentos, elas também informam tabelas nutricionais, peso líquido, informações sobre o produto e seus fabricantes, são essenciais em nosso cotidiano e auxiliam o transporte dos alimentos de uma localidade para a outra.

Cada embalagem possui uma densidade, espessura e volume diferente, de acordo com o alimento que possui, cabe ao fabricante realizar o cálculo exato de cada produto para protegê-lo de possíveis quedas ou acidentes.

Para aprender Como Calcular Densidade, clique aqui!

Alta, Baixa e Intermediária Densidade

O material plástico mais vendido e de menor preço no mercado é o Polietileno (PE), sua principal característica é a densidade de seu material, produzidos com alta, baixa e intermediária densidade, essas embalagens recebem processos químicos que alteram suas características e resistência aos impactos.

Embalagens de Alta Densidade são produzidas para manter frutas e vegetais frescos, essas embalagens devem ser perfuradas para evitar o acumulo de umidade e calor, deixando assim os produtos com aspectos e sabores inalterados para o consumo.

Para embalar carnes, frangos e peixes congelados o indicado é utilizar as embalagens de baixa densidade, por apresentar excelente desempenho a baixas temperaturas e alta permeabilidade ao oxigênio, essas embalagens plásticas oferecem uma melhor conservação dos alimentos.

A utilização do Polietileno com outros materiais plásticos formam a embalagem de densidade intermediária, este material é responsável pela maioria dos frascos e garrafas PET, também pode ser usados para empacotar produtos secos, como cereais, café, leite em pó, farinhas de trigo, entre outros, essas embalagens são mais vulneráveis a conservação dos alimentos.

Como Calcular Densidade em Embalagens Plásticas

Agora vamos apresentar uma fórmula para calcular a densidade em embalagens plásticas:

Utilizaremos o Cálculo de Densidade de Mistura:

Densidade de Mistura = r1*X1 + r2*X2 + … rn*Xn

Onde podemos observar que:

r1 = densidade da resina 1

r2 = densidade da resina 2

X1 = fração da resina 1 na mistura

X2 = fração da resina 2 na mistura

Faremos um filme com a formulação abaixo para calcular a densidade desta mistura.

Formulação: 49,5% LF-0720/21 AF + 25% XB-081841.15 + 20% EB-853 + 5% Pig. Bco + 0,5% Anti-Estático.

Dados:

– rLF-0720 = 0,921

– rXB-0818 = 0,919

– rEB-853 = 0,923

– rPig.Bco = 1,0

– raditivos = 1,0

Resposta:

Densidade = 0,495*0,921 + 0,25*0,919 + 0,20*0,923 + 0,05*1 + 0,005*1

Densidade = 0,925

Agora que você aprendeu como calcular densidade em embalagens plásticas, poderá acompanhar as informações descritas e saber qual a melhor embalagem para proteger os seus alimentos.

Escrito por: Tamires Almeidda

Sair da versão mobile