Ícone do site Indústria Hoje

Como calcular fusos horários

Caso você precise viajar com frequência a negócios, conhecer fusos horários é essencial para o seu trabalho. Isso também vale para empresas que costumam realizar ligações entre estados e até entre países, bem como conferências e outras atividades em conjunto com quem está em outra parte do país ou do mundo. Mas você sabe como calcular fusos horários?

Existem diferentes formas de calcular fusos horários, inclusive com a ajuda de simuladores online, que convertem os horários rapidamente. Porém, nem sempre há como acessar esse tipo de site. Logo, é indispensável conhecer os cálculos que devem ser feitos para se conhecer a mudança de horário entre um local e outro. No Brasil, desde 2008 há três fusos vigentes: -2 horas de Greenwich, -3 horas (horário de Brasília) e -4 horas. Vale ressaltar que as linhas que separam os fusos não são retas no Brasil, afinal, é imprescindível respeitar as fronteiras entre estados e países.

Já os fusos horários ao redor do mundo dependem da iluminação solar, visto que porções iluminadas são diferentes de dia, levando em conta que a rotação da Terra ocorre de oeste para leste. Ao se deslocar para a esquerda do mapa, as horas diminuem; já para a direita, as horas aumentam.

Para calcular fusos horários, lembre que a Terra tem 360° e leva 24 horas para dar uma volta completa no planeta. Assim, é possível calcular quantos graus a Terra passará pelo período de 1 hora, pela conta 360/24=x/1, portanto, x=360/24, isto é, para cada 1 hora, são 15° de longitude de mudança.

Escrito por Vivian Fiorio

Sair da versão mobile