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Como Calcular o CMV (Custo da Mercadoria Vendida)

A maioria dos empreendedores focam seus esforços na parte operacional do negócio visando produzir e vender mais, bem como atrair novos clientes e fidelizar os atuais, esquecendo ou ignorando o custo de mercadorias vendidas. É preciso muito cuidado na hora de planejar e executar estratégias que busquem o aumento do faturamento, pois até as vendas geram custos e, aumentá-las, muitas vezes, não significa necessariamente que você tem uma boa taxa de lucratividade. Por isso, calcular o CMV é uma tarefa importante para todo empreendedor.

Ao invés de medir o lucro, o custo de mercadoria vendida parte da premissa de que o sucesso de determinado produto não é medido pela quantidade de saídas do estoque, mas sim pela quantidade de itens que sobraram, uma vez que a armazenagem pode representar prejuízo para a empresa. Então, aprenda a calcular o CMV e melhore o desempenho da sua empresa.

#1 – Custo das Mercadorias Vendidas (CMV)

A apuração do custo das mercadorias vendidas está diretamente relacionada aos estoques da empresa, pois representa a baixa efetuada nas contas dos estoques por vendas realizadas no período. O custo das mercadorias vendidas pode ser apurado através da equação:

Onde:
CMV = Custo das Mercadorias Vendidas
EI = Estoque Inicial
C = Compras
EF = Estoque Final (inventário final)

Essa equação pode parecer um pouco estranha no início, mas faz todo sentido. Lembre-se de que queremos calcular CMV, ou seja, o custo das mercadorias que foram vendidas durante o ano, por isso temos que começar com o estoque inicial.

#2 – Custo dos produtos vendidos (CPV)

No caso de produtos (bens produzidos por uma indústria), a fórmula é semelhante ao CMV:

Onde:
CPV = Custo dos Produtos Vendidos
EI = Estoque Inicial
In = Insumos (matérias primas, materiais de embalagem e outros materiais) aplicados nos produtos vendidos
MO = Mão de Obra Direta aplicada nos produtos vendidos
GGF = Gastos Gerais de Fabricação (aluguéis, energia, depreciações, mão de obra indireta, etc.) aplicada nos produtos vendidos
EF = Estoque Final (inventário final)

Leia também:

– Como calcular a margem de contribuição de um produto
– Como calcular a depreciação de um Imóvel
– Como manter o seu negócio rentável

#3 – Custo dos serviços vendidos (CSV)

Numa empresa de serviços, a sistemática será semelhante à anterior, sendo a fórmula:

Onde:
CSV = Custo dos Serviços Vendidos
Sin = Saldo Inicial dos Serviços em Andamento
MO = Mão de Obra Direta aplicada nos serviços vendidos
GDS = Gastos Diretos (locação de equipamentos, subcontratações, etc.) aplicados nos serviços vendidos
GIS = Gastos Indiretos (luz, mão de obra indireta, depreciações de equipamentos, etc.) aplicados nos serviços vendidos
Sfi = Saldo Final dos Serviços em Andamento

#4 – Exemplos de como calcular CMV da sua empresa

Para calcular o custo da mercadoria vendida anual de uma empresa é necessário alguns dados, que, com eles, você pode obter um resultado final assertivo e perfeito para a análise de planejamento. Então, conheça um exemplo de como calcular CMV.

Então, a demonstração dos custos dos produtos vendidos ficará assim:

#5 – Como calcular CMV pode ajudar no seu negócio

A fórmula para calcular o CMV é particularmente importante para a gestão, pois, além de servir como um indicador de lucratividade, ajuda os gestores da empresa a analisarem a forma como compram e vendem seus produtos. De maneira geral, calcular o custo da mercadoria vendida contribui para melhorar esses processos e aumentar o controle das operações.

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