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Como Calcular o Lucro do seu Empreendimento

Como calcular o lucro do seu empreendimento é uma das primeiras ações que deve fazer ao iniciar a administração de um negócio. No entanto, antes de ser possível fazer isso é preciso ter em mãos algumas informações financeiras, como o DRE – Demonstrativo de Resultados do Exercício, bem como os números referentes às vendas (faturamento) e aos gastos (custos ou despesas).

Basicamente, para calcular o lucro, basta saber a diferença entre as vendas e os gastos. Mas se o resultado for negativo, quer dizer que o empreendimento teve prejuízo. A importância em calcular o lucro é que assim podem ser tomadas as devidas medidas, no caso de ser verificado um possível prejuízo.

Normalmente, quem tem um empreendimento deseja ter um bom lucro, assim, é possível investir mais para que o seu negócio ofereça um serviço e/ou produto melhor e, por consequência, as vendas aumentem também. Para atingir as expectativas financeiras, portanto, o empresário deve ter controle e analisar constantemente os resultados financeiros da sua empresa.

Assim, se o faturamento do seu negócio foi de R$ 100 mil eo lucro de R$ 12 mil, quer dizer que a lucratividade é 12%. Já para saber se a porcentagem de lucro é compatível com o negócio, é preciso ter referências para analisá-la, pois mesmo lucros de apenas 5% podem significar bons resultados e lucratividade satisfatória.

Dicas para calcular o lucro do seu empreendimento

Vale lembrar que até mesmo 20% de lucratividade pode não deixar o empresário satisfeito, uma vez que o lucro está diretamente associado ao faturamento gerado pelo negócio. Para entender melhor: lucratividade de 1% sobre milhões é mais lucro do que 30% sobre um faturamento baixo.

Conhecer a concorrência e como estão os seus lucros é uma das formas de avaliar o seu próprio lucro. Uma ferramenta para usar nessa hora é o Sistema Tributário do Lucro Presumido, que ajuda a definir qual a lucratividade mínima para cada negócio. O lucro presumido se trata de um imposto de 8% sobre o faturamento pago pelas empresas do comércio. Já para as prestadoras de serviço a porcentagem é de 32%.

Também se fala em margem de lucro, que pode ser líquida ou bruta. A segunda se refere ao lucro após o pagamento de todas as contas que uma empresa tem para executar a sua produção ou serviço (diretos ou indiretos). Já quando se fala em margem de lucro líquida são considerados também os impostos pagos pelo empreendedor, sendo o lucro depois de quitados custos, despesas e impostos.

Para definir o lucro que se pretende ter, é possível fazer ainda um cálculo reverso, para o qual é preciso ter o valor final e o preço de venda. A partir do valor que o consumidor está disposto a pagar, abatem-se os gastos de produção, de entrega, custos fixos e variáveis, impostos e outros. O valor final é o lucro e, se a pretensão é que ele seja maior, basta aumentar o preço do produto final. Mas antes disso é necessário conferir se ele continuará compatível no mercado.

Por Fábio Alves e Vivian Fiorio

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