Quem precisa determinar quanto há em um espaço tridimensional deve conhecer as formas de calcular medidas em metros cúbicos (m³). Por exemplo, para saber qual a quantidade necessária de um produto para ocupar todo o espaço de um recipiente vazio. Mas como calcular o metro cúbico de maneira correta?
De certo modo, trata-se de apenas outro jeito de medir o volume de um espaço, a fim de identificar quanto cabe neste. Basicamente, o cálculo de algo em metro cúbico depende da multiplicação da altura pela largura, sendo que cada dimensão pode ter um valor distinto. Assim, um único volume em metros cúbicos pode ter uma altura variável, conforme seu comprimento e sua largura.
Leia também:
– Como calcular o metro linear (m)
– Como calcular o metro quadrado (m²)
Caso os valores não estejam em metros, lembre-se de que é necessário converter para essa medida, o que pode ser feito a partir de dicas facilmente encontradas na internet, inclusive em páginas específicas para conversões métricas. Você pode converter antes dos cálculos ou depois de obter o resultado. Se optar por converter depois, é só dividir o número por 1.000.000, no caso de cm³ para m³. Por exemplo: 6.000.000 cm³ é o mesmo que 6 m³.
Veja como calcular o metro cúbico (m³)
1. Formatos quadrados e retangulares
No caso de coisas com formatos quadrados ou retangulares, comece medindo o comprimento do item em questão. Em seguida, determine a largura, mantendo a mesma unidade de medida, logo, nada de medir em metros uma coisa e em centímetros outra. Enfim, multiplique o comprimento pela largura, o que vai gerar o valor da área bidimensional da base, que deve ser multiplicado pela altura, o que vai proporcionar a medida cúbica, que é tridimensional.
No exemplo abaixo vamos calcular quantos metro cúbicos (m³) de água serão necessários para encher a caixa abaixo.
Você pode usar a formula acima para calcular quanto m³ de água cabem dentro da piscina da sua casa. Para converter para litros basta multiplicar por 1000, pois 1m³ = 1000 L. No nosso exemplo seria 30 x 1000 = 30.000L
2. Formatos cilíndricos
Quando o recipiente for cilíndrico, inicie o processo de medição definindo o diâmetro de um dos lados circulares. Depois disso, divida esse valor por dois, o que vai mostrar qual é o raio do círculo. Em seguida, multiplique o valor do raio por ele mesmo, pois essa conta vai te assegurar o raio ao quadrado, que deve ser multiplicado por 3.14, ou seja, por π (pi). Desse modo, você terá a área bidimensional do círculo nas extremidades do item.
O próximo passo é medir a distância entre as duas extremidades em forma circular, isto é, sua altura ou seu comprimento. A partir da distância encontrada, multiplique pela área bidimensional da extremidade, o que vai garantir a medida cúbica ou tridimensional.
Exemplo de como calcular metragem cúbica de uma caixa d’agua cilíndrica
Para converter para litros basta multiplicar por 1000, pois 1m³ = 1000 L. No nosso exemplo seria 87,92 x 1000 = 87.920L
3. Formato de pirâmide com três lados
Outro caso é um produto em forma de pirâmide com três lados. Comece com o cálculo da base do fundo da pirâmide, que corresponde ao comprimento de um dos lados da base triangular. Depois, é a vez da altura do fundo do objeto, que diz respeito à distância entre o lado medido anteriormente e o ponto diretamente contrário a ele na base triangular.
O novo passo é multiplicar a base pela altura, dividindo o valor encontrado pela metade, o que vai dar a área bidimensional da base triangular da pirâmide de três lados. Em seguida, meça a altura do item, certificando-se de que a medida seja traçada numa linha vertical desde o fundo até o topo da pirâmide, em vez de uma linha diagonal que siga um dos lados inclinados.
O último passo é multiplicar a altura pela área bidimensional, o que proporcionará o valor cúbico desejado, o qual deve ser dividido por três. Essa divisão pode ser realizada para qualquer tipo de pirâmide, permitindo encontrar o volume de uma pirâmide, não de um cubo.
Exemplo de como calcular metragem cúbica de uma piramide de três lados
Para converter para litros basta multiplicar por 1000, pois 1m³ = 1000 L. No nosso exemplo seria 576 x 1000 = 576.000L
Pronto, agora você já sabe como calcular medidas em metros cúbicos de vários formatos de recipientes. Siga os nossos passos para ter êxito quando precisar de valores em metros cúbicos no seu trabalho, seja para preencher um container ou para ocupar qualquer outro espaço com diferentes produtos.
Por Fábio Alves e Vivian Fiorio