Ícone do site Indústria Hoje

Como calcular o metro linear (m)

Sempre que desejamos saber a distância de alguma localidade ou medir os tamanhos das paredes, móveis, entre outros objetos, precisamos realizar algum calculo, mas como calcular o metro linear?

A seguir vamos conhecer o que é Metro Linear e como calculá-lo.

 

A definição mais simples e exata do que é Metro Linear é também a mais comum, ou seja, metro linear é uma medida de comprimento, representado pelo símbolo (m), é a unidade fundamental para calcular a extensão de objetos e distâncias. Podemos utilizar réguas, fita métrica ou trenas para saber as medidas necessárias para realizar uma tarefa ou descobrir quanto de material iremos precisar para um determinado projeto.

 

Leia também:
– Como calcular o metro quadrado (m²)
– Como calcular o metro cúbico (m³)

Utilização do Metro Linear

Como as medidas estão presentes em nosso cotidiano é importante saber onde podemos utilizar o calculo para descobrir o metro linear dos objetos e distâncias, para realizar um projeto, reforma, construir uma cadeira ou guarda-roupa, utilizamos cálculos simples com auxilio de réguas, trenas ou fitas métricas, hoje também podemos contar com aplicativos para smartphones que através da câmera calculam o comprimento, altura e distância, nos proporcionando dados exatos.

Saber como calcular o metro linear nos ajuda a determinar quanto de material iremos utilizar em uma construção de um muro, prédio ou um simples armário, com a precisão correta em metros lineares, podemos descobrir também os metros quadrados e cúbicos, deixando muito mais eficiente o uso de medidas e materiais corretos para realizar determinado projeto.

Exemplo de Como Calcular o Metro Linear

Para elucidar melhor esta questão de medidas vamos apresentar um exemplo de como calcular o metro linear em uma aplicação de carpetes.

Primeiramente medimos a largura do rolo do carpete que iremos utilizar para a aplicação em metros lineares, em seguida iremos medir o comprimento e a largura do ambiente que receberá o carpete, obtendo esses resultados teremos a quantidade exata de quantos metros lineares iremos precisar do rolo de carpete.

Temos como exemplo: Para um carpete de 5 metros de largura e um ambiente com área de 10 x 20 metros, teríamos duas faixas de 20 metros de comprimento e 5 de largura.

Veja na imagem abaixo disposição: São dois pedaços de 5m (Totalizando 10m) de largura por 20 de comprimento. Portanto, o seu total final é de 40 metros lineares de carpete (Rolo padrão 5m de largura)

Com a exatidão das medidas lineares podemos delimitar a quantidade de metros que iremos utilizar, sem desperdiçar o material ou comprar mais do que o necessário, realizar estes cálculos é de extrema importância para os profissionais de exatas e também para nós, consumidores que desejamos saber como calcular o metro linear.

Pronto, agora que você aprendeu um pouco mais de como calcular o metro linear, poderá realizar pedidos de materiais para reformar ou construir seus projetos, não se esqueça de pesquisar os melhores aplicativos para medição de comprimentos e larguras.

Escrito por: Tamires Almeida e Fábio Alves

Sair da versão mobile