Ícone do site Indústria Hoje

Como calcular o peso teórico de uma Chapa de Aço


Um dos minerais mais utilizados em nosso cotidiano é o aço, ele está presente em portões, panelas, parafusos, caldeiras, palhas de aço e muitos outros itens, o que muitos não sabem é como calcular o peso teórico de uma chapa de aço para a produção desses materiais.

Contudo, precisamos primeiramente entender o que é esse mineral e como ele pode ser calculado.

O Aço é uma liga metálica que apresenta em sua composição minerais como o ferro e o carbono, existem vários tipos de aço, mas os mais utilizados em construções e empresas siderúrgicas são o Aço Inoxidável, Aço Rápido, Ferro-Carbono e Aço ARBL (Alta Resistência e Baixa Liga).

Antes de o ferro ser transformado em aço é preciso purificá-lo com alguns processos, para isso é injetado gás oxigênio no interior dos fornos de fundição onde o ferro é produzido, contendo um percentual de 2% a 5% de carbono na composição do mineral ferro, a uma reação entre esses componentes, então o oxigênio forma o dióxido de carbono e desprendendo-se do ferro é formado o aço na cor branco acinzentado.

Onde Utilizamos o Aço

Com mais de 3 mil tipos diferentes de aços e variações de suas formas, espessuras, larguras e dimensões, este componente atende eficientemente a muitas aplicações, dentre elas, podemos ressaltar o aço de baixo carbono utilizado para a construção de pontes, automóveis, navios, edifícios, entre outros, este aço apresenta uma maior flexibilidade em sua composição.

Já o aço de médio carbono apresenta maior uniformidade e resistência, podemos utilizá-lo em engrenagens e componentes mecânicos como, rodas, equipamentos ferroviários, espadas, ferramentas, entre outros, esse aço é temperado e revenido deixando a matéria-prima mais elástica para o seu uso.

Aços que apresentam alto carbono em sua composição apresentam mais resistência e dureza após a fundição, são utilizados em molas, engrenagens, trilhos de trens, pequenas ferramentas e componentes agrícolas que se desgastam com mais facilidade.

Exemplo de Como calcular o peso teórico de uma Chapa de Aço

Agora que já vimos o que é e onde é utilizado o aço, vamos aprender a calcular o peso específico (teórico) deste componente.

Para começar você precisa saber que o peso específico do Aço Carbono é de 7.800kg/m³. Isso mesmo 1 metro cúbico de Aço pesa aproximadamente 7,8 Toneladas. Vamos ver um exemplo:

EXEMPLO: Chapa de Aço medindo – 2500mm x 6000mm x 25mm

FORMULA: Peso = Largura x Comprimento x Expessura x Peso Teórico

Como a unidade de medida de peso específico é dada em kg/m³ vamos converter as medidas da chapa também para metros (m)

2500mm / 1000mm = 2,5m
6000mm / 1000mm = 6m
25mm / 1000mm = 0,025m
Peso Especíco = 7.900kg/m³

Peso da Chapa = 2,5 x 6 x 0,025 x 7.800 = 2,925

Esta chapa de 2500 x 6000 x 25mm pesa aproximadamente 2.925 kg 

Existem várias fórmulas para calcular o peso dos materiais, o que devemos levar em consideração é o tipo de material, para assim saber como calcular o peso específico do aço e indicar quanto deste material será necessário para realizar o seu projeto. Clique aqui para conhecer o peso especifico e outros materiais.

Escrito por: Fábio AlvesTamires Almeidda

Sair da versão mobile