Ícone do site Indústria Hoje

Como calcular Pró-labore dos Sócios

Você sabe como calcular pró-labore dos sócios da sua empresa? Bem, trata-se de um cálculo que pode ser feito a partir de dicas simples, que irão te ajudar a otimizar o seu tempo. Mas antes de aprender a calcular, é necessário entender o que é o pró-labore, que não passa de uma remuneração devida mensalmente aos sócios, como forma de retribuição do trabalho realizado a cada mês.

O cálculo do pró-labore leva em consideração o fato de que o valor é fixo, oscilando apenas em casos de variação no faturamento. Para os resultados serem precisos, é importante que a gestão do pró-labore seja a mais transparente possível, a fim de evitar qualquer tipo de desfalque. Logo, recomenda-se evitar remoções constantes de dinheiro da empresa, pois esse tipo de retirada dificulta a poupança e a geração de recursos para novos investimentos.

O cálculo do pró-labore dos sócios depende de custos ou despesas operacionais, que precisam ser debitados na conta. O pró-labore deve ser considerado um custo, no caso de remuneração de dirigente industrial, mas deve ser contabilizado como despesa, quando a remuneração for devida aos dirigentes de atividades administrativas.

Para a contabilização do pró-labore, deve-se levar em conta a participação dos sócios no capital social, isto é, se um sócio tiver contribuído com 30% ou 40% no valor total do capital social e outro sócio tenha contribuído com 60%, o cálculo muda. Mas não esqueça as retiradas dos impostos ao calcular o pró-labore.

Escrito por: Vivian Fiorio

Sair da versão mobile