Se você costuma mandar para a fatura do cartão tudo aquilo que não quer ou não pode pagar no ato, é importante lembrar de um detalhe muito importante e que pode influenciar o seu orçamento: a quantidade de juros. Ao saber como calcular os juros do cartão de crédito, você terá mais condições de planejar suas contas, a fim de evitar imprevistos financeiros, tanto em nível pessoal quanto no âmbito profissional.
Como a taxa de juros varia conforme o banco, é indispensável pesquisar antes de escolher o seu banco e o tipo de cartão que mais combina com as suas necessidades. Em geral, há um período de carência para o pagamento do saldo registrado na fatura do cartão de crédito. Quando você tiver que pagar somente o valor mínimo ou uma quantidade inferior ao mínimo, será obrigatório pagar juros referentes ao saldo remanescente.
Veja como calcular os juros do cartão de crédito
1. Verifique a taxa anual do cartão de crédito: na hora de checar a taxa anual do cartão, veja se esta é variável, o que vai exigir que você refaça cálculos quando ocorrerem alterações. Além disso, confira quantas vezes a taxa pode ser mudada, o que deve estar presente no contrato. Caso seus saldos comecem a acumular juros com taxas distintas, calcule cada um separadamente.
2. Leia o contrato com atenção: assim como qualquer contrato, não tenha preguiça de ler atentamente todo o documento, entendendo todos os detalhes. Confira o tipo de balanço usado para o cálculo dos juros e considere esse tipo ao calcular as taxas.
3. Inclua o balanço total diário na conta com os juros diários: cuidado com o período gratuito oferecido para que novas aquisições não rendam juros, pois esse tempo de graça é limitado, logo, não deve ser levado em conta no cálculo dos juros. Na dúvida, converse com seu representante para ter certeza de como funcionam os termos do seu cartão de crédito no período grátis. Além disso, divida o valor da soma dos balanços feitos diariamente pela quantidade de dias contados na fatura, o que vai gerar o balanço médio diário.
4. Calcule o balanço final: para chegar ao balanço final, deve-se conferir a fatura anterior e achar o balanço de encerramento para o período de faturamento, que é o balanço final.
5. Calcule o balanço ajustado: olhe a sua fatura anterior e veja o balanço de encerramento do ciclo de faturamento da fatura passado, com o intuito de calcular o balanço final. Para chegar ao balanço ajustado, você precisa diminuir os pagamentos feitos desde o final do último período de faturamento, o que vai resultar no balanço ajustado.
6. Calcule o balanço anterior: verifique o balanço inicial do cartão de crédito, para o ciclo de faturamento, que vai revelar o balanço anterior, com a finalidade de permitir o cálculo dos juros.
7. Calcule o balanço médio diário de dois ciclos: reúna todos os balanços diários dos dois últimos ciclos de faturamento e divida o total da soma dos balanços diários para tais ciclos pela quantidade total de dias nos dois ciclos.
8. Calcule juros compostos mensalmente: divida a taxa anual por 12 para conhecer a taxa mensal e multiplique o tipo de balanço por sua taxa mensal, o que vai te mostrar quantos juros você tem que pagar sobre tal balanço em um mês.
9. Calcule os juros compostos diariamente: divida a taxa anual pelo número de dias do ano, a fim de ter a taxa percentual diária. Depois, multiplique o tipo de balanço por essa taxa e multiplique o resultado pela quantidade de dias no ciclo de faturamento.
Faça as contas seguindo essas dicas que não tem erro!