Ícone do site Indústria Hoje

Como construir de forma sustentável e reduzindo o desperdício?

A sustentabilidade tem se tornado cada vez mais frequente em nosso dia a dia, isso porque todos estão percebendo o quanto é importante cuidar do meio ambiente e preservar todo tipo de bem natural, dessa forma melhorando a qualidade de vida das pessoas da geração atual e preservando o mesmo para as gerações futuras. Pensando nisso, é extremamente importante que a sustentabilidade também ocorra durante a construção civil, pois além de ajudar o meio ambiente, esse tipo de projeto economiza e gera lucros em longo prazo. Reunimos aqui algumas dicas para construir de forma sustentável e livre de desperdício.

1 – Prepare o Terreno

Ao comprar o local aonde será construído, é interessante que se faça uma limpeza geral no espaço para que todo o entulho (caso haja) seja descartado e o terreno fique preparado para o recebimento dos materiais de uma forma que seja fácil a sua organização.

2 – Tenham um projeto em mãos

O projeto é extremamente importante, pois dessa forma é possível se ter uma noção de tudo o que será utilizado para construir, além disso, é interessante deixar claro ao arquiteto ou engenheiro que a idéia é a de um projeto sustentável, dessa forma ele trará dicas e sugestões de posições para janelas, espaços para a instalação de cisternas e etc.

É interessante que se contrate uma empresa de construção, pois eles já tem uma boa noção de construção e evitam a quebra de materiais e outros tipos de problemas que podem afetar a obra.

3 – Utilize pré moldados para a sustentação do imóvel

Os materiais comprados para a obra precisam ser escolhidos de acordo com o ambiente que você deseja criar, um grande problema das construções é o alto nível de material que é perdido ao longo do processo de sustentação do imóvel na hora da construção das vigas.

Para que isso seja reduzido é interessante a utilização de vigas pré Fabricadas dessa forma elas já vêm montadas e somente será necessária a fixação das peças . Com isso, você economizará com a compra de todos os materiais utilizados para fazer as vigas e também não haverá desperdício de concreto ou aço.

Os pré fabricados também podem ajudar na hora da estrutura da laje, aumentando a sua sustentação e evitando a utilização de madeira que terá que ser descartada no final do trabalho.

4 – Compre materiais alternativos e sustentáveis

Hoje em dia existem diversos materiais que são extremamente a favor do meio ambiente, e também existem opções de reutilização dos materiais, por exemplo:

Para construir será necessária a utilização de cimento, uma ótima opção é o cimento ecológico que apesar de pouco utilizado possui uma resistência superior a do cimento convencional. Um dos

problemas desse material é que o seu é superior ao do cimento convencional, mas a longo prazo ele traz diversos benefícios (além de preservar o meio ambiente).

Ao escolher os tijolos você tem duas ótimas opções, uma é a utilização de tijolos ecológicos e a outra são os tijolos de demolição, nos dois casos você estará contribuindo com o meio ambiente sem afetar a qualidade da obra a ser construída.

Para o resto do imóvel, a utilização de bambu como piso é perfeita, é uma madeira muito bonita e que se encontra em grande abundancia, dessa forma você mantém a elegância do imóvel e ainda ajuda o meio ambiente de forma sustentável. A pintura pode ser feita com tintas minerais, que soltam muito menos gazes ao meio ambiente causando problemas na camada de ozônio.

Lembrando que os materiais apesar de terem desconto ao serem comprados de uma vez só precisam estar bem armazenados dentro do canteiro, por exemplo, tijolos devem ser transportados de forma segura e livre de pancadas e se possível, comprados em pequenos lotes que serão utilizados durante as etapas em que a construção se encontra.

Os materiais de acabamento devem ser comprados apenas no final da obra, dessa forma você evita danos aos mesmos, deixando sua obra perfeita e agradável.

5 – Separe o materiais de descarte

Sacos de cimento, pedaços de madeira, espumas de portas e outros materiais que acabam virando lixo ao final da obra devem ser descartados de forma organizada, separe tudo aquilo que pode ser reciclado e procure por equipes de coleta, caso sobrem tijolos e outros materiais de construção na obra e você não tenha outros projetos em mente, você pode doar para comunidades carentes que irão fazer bom uso desses materiais.

Pensar no próximo também é uma forma de ser sustentável, com esses dicas com certeza a sua construção será muito útil e favorável ao meio ambiente, além disso, caso você esteja pensando em alugar, isso com certeza irá favorecer o imóvel.

Sair da versão mobile