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Como criar o plano de negócios de uma franquia

Seja você um administrador por formação ou não, já sabe que não existe negócio bem sucedido sem um bom plano de negócios não é? Mas e quando o negócio é uma franquia, como proceder? Como avaliar seu investimento e retorno com base nas metas de uma marca já estabelecida no mercado?

Você irá se surpreender em como pode ser semelhante ao nascimento de uma empresa comum… Veja a seguir alguns passos importantes que você deve tomar para aumentar suas chances de sucesso.

Veja como criar o plano de negócios de uma franquia

1. Padrão da rede

Ao definir um plano de negócios para uma franquia, é essencial que você leve em conta um padrão a ser seguido por todos os franqueadores, pois um planejamento distinto pode promover resultados bem diferentes, o que acabaria com o caráter singular da marca.

Para manter o padrão, basta usar uma espécie de formulário, com campos que os gestores devem preencher, com o objetivo de verificar se todas as medidas estão dentro das instruções que precisam ser seguidas para uma franquia em harmonia com a rede. Claro que nem tudo precisa ser seguido à risca, mas os pontos mais básicos não podem mudar, tais como os objetivos da empresa, o modo de fazer negócios, entre outros fatores.

2. Indicadores para aprimorar a performance

O seu plano de negócios também deve incluir inúmeros indicadores pelos quais será possível aprimorar a sua performance. Porém, mais do que apenas definir esses itens, é indispensável fazer um monitoramento constante, com a finalidade de acompanhar se mudanças devem ser feitas, com base no desempenho apresentado. Um dos indicadores pode ser a fidelização de clientes, por exemplo.

Mais do que determinar alguns indicadores, lembre que você precisa ter um plano de ação, que vai servir como guia para as medidas que te levarão aos resultados analisados no monitoramento. Esse tipo de roteiro de atividades deve ser feito conforme alguns prazos fixos, que podem ser estipulados mensalmente, semanalmente ou qualquer outro período.

3. Comunicação eficaz entre a equipe

Para que o plano de negócios seja aplicado com eficácia, é imprescindível que a comunicação entre os membros da sua equipe seja a mais eficiente possível. Sendo assim, além de garantir a capacitação de todos os funcionários, que devem saber como agir a partir das instruções do plano de negócios, você precisa assegurar que os gestores e as equipes se comuniquem sem problemas de compreensão, caso contrário, erros irão acontecer com uma frequência maior do que o esperado, podendo comprometer todo o seu planejamento.

4. Atualização e monitoramento

Não esqueça que não basta somente monitorar constantemente o plano de negócios, para saber se tudo está ocorrendo conforme o programado; é importante que você esteja preparado para atualizar o seu plano, afinal, nem sempre determinadas medidas funcionam tão bem na prática quanto na teoria. Ao avaliar os indicadores de desempenho, você conseguirá identificar o que não está funcionando. Assim, a atualização do seu plano conforme diferentes circunstâncias possibilitará o encaminhamento para o sucesso, sem que as metas traçadas sejam drasticamente alteradas.

Em geral, o plano de negócios é refeito a cada ano, mas isso não impede que você refaça o seu planejamento em uma periodicidade maior ou menor, dependendo dos seus resultados e dos objetivos que você tiver estabelecido. O importante é sempre prestar atenção em como as características do mercado afetam o plano de negócios da sua franquia.

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