Para que a medição da performance de Compras, descrita nos artigos anteriores, realmente mostre o real resultado do trabalho do departamento de Compras, é muito importante que o primeiro preço de um item novo reflita o preço justo do mesmo, isto é, não podemos iniciar a compra de um item por um preço fora de mercado. Primeiro porque a competitividade da empresa será afetada e depois porque toda e qualquer melhoria no preço deste item será falsa.
Mas como saber se o primeiro preço realmente é o preço mais competitivo? Existem algumas formas de se fazer esta verificação:
1- Através da concorrência de mercado – Prática normal em todas as empresas, ou seja, fazer a concorrência do item com pelo menos 3 empresas conhecidas de mercado, de preferência que já sejam suas fornecedoras, e nas quais você tem a confiança de praticar preços justos. Após a etapa normal de cotação, análise da cotação e negociação você tem o primeiro preço do item que passará a ser acompanhado na performance de Compras.
2- Através de análise da estrutura de custo do item – Prática na qual o fornecedor abre sua estrutura de custos do item para discussão e validação. Neste caso é muito importante que você tenha conhecimento dos valores de mercado praticados para cada item da estrutura de custos (valor de material, valor hora por operação, etc) para que possa fazer a melhor negociação possível. Depois de definidos os parâmetros da estrutura de custos você tem o primeiro preço do item que passará a ser acompanhado na performance de Compras.
3- Através de elaboração de “target” pelo departamento de custos de sua empresa – Prática na qual a empresa compradora possui um departamento específico de formação de custos, que tem conhecimento de valores de mercado praticados para matéria prima, mão de obra, etc, na qual você negocia com seu fornecedor baseado no target determinado por este departamento. Após a negociação finalizada você tem o primeiro preço do item que passará a ser acompanhado na performance de Compras.
4- Através de consulta a indicadores de mercado – Se o item que você for comprar for um item “commoditie” por exemplo (aço, plástico, químico, etc), provavelmente você não terá possibilidade de realizar uma das 3 etapas acima, ou porque só existe um fornecedor para o item ou porque o preço é padrão no mercado. Desta forma, a maneira de você constatar que o preço realmente está na média praticada pelo mercado é a consulta em organizações especializadas em coletar preços de mercado (revistas, associações, etc) ou a consulta com empresas que já compram este tipo de material no mercado e que você tenha acesso ao departamento de Compras delas.
Qualquer que seja a maneira que você utilize para determinar o primeiro preço de compra de um item novo (que pode ser qualquer uma acima ou uma outra diferente, mas que tenha o mesmo efeito), conforme já mencionei nos artigos anteriores, é muito importante você ter a validação do departamento Financeiro para este valor, de forma que não possa haver questionamentos posteriores sobre esta primeira negociação.
Abraços, e até o próximo artigo,