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Como distribuir lucros para aumentar a produtividade

Como distribuir lucros para aumentar a produtividade

Por que é importante saber como distribuir lucros para aumentar a produtividade? Bem, simplesmente porque programas de distribuição de lucros são ótimas opções para quem deseja conseguir uma produtividade maior para sua empresa, visto que o dinheiro tende a estimular funcionários das mais diversas áreas, especialmente se houver a possibilidade de participar como sócio, beneficiando-se dos resultados da companhia.

Levando em consideração que os profissionais que se veem como sócios costumam agir com mais motivação, é essencial engajar os funcionários do negócio, que vão passar a ter uma conscientização diferente de antes, visto que o potencial para mais lucros graças à participação na sociedade se transforma em um estímulo adicional.

Outra medida que não deve faltar é o direcionamento das ações para objetivos únicos, assim, o foco dos esforços dos trabalhadores vai ser coletivo, ou seja, as metas para a empresa serão prioridade, mesmo que o que todos queiram é conseguir melhores resultados no âmbito individual.

Também é indispensável lembrar que você deve elaborar um programa de participação nos lucros e resultados devidamente estruturado, considerando todos os detalhes necessários para ter acesso a resultados positivos. Em função disso, os funcionários da sua empresa serão capazes de ter um alívio na carga tributária.

Veja como distribuir lucros para aumentar a produtividade

1. Análise de objetivos

Ao estabelecer objetivos e analisar se eles foram cumpridos pelos funcionários, você vai instigar os trabalhadores a se dedicarem para que consigam se beneficiar com os resultados das próprias ações. Para tanto, metas que requerem o aumento dos lucros, dos faturamentos ou até da participação no mercado são primordiais para que a produtividade seja maior.

Essa avaliação ainda deve levar em conta a performance de cada pessoa, bem como o desempenho dos departamentos de que os funcionários fazem parte. O mais comum é que estes recebam parte dos lucros por meio de uma quantidade igual para todos os trabalhadores ou por meio de um porcentual do valor do salário.

Ao determinar os objetivos para cada departamento, estabeleça indicadores que servirão como apoio para as avaliações. Por exemplo, se você tiver a intenção de reduzir a quantidade de reclamações dos consumidores, crie uma meta com um limite máximo de queixas por mês, no departamento destinado às vendas.

2. Duração do plano

Outra medida para melhorar a produtividade a partir da distribuição de lucros é definir a duração do seu plano, determinando a validade do mesmo, se uma meta não atingir certa porcentagem, como 80%, por exemplo. Cabe a você bater o martelo sobre a distribuição de resultados diante de índices insatisfatórios. Uma alternativa é fazer uma distribuição proporcional nesse tipo de situação. Aconselha-se que a periodicidade para que os lucros sejam distribuídos não seja menor que seis meses.

3. Distribuição uniforme

Lembre que a distribuição precisa ser uniforme, isto é, nada de estabelecer critérios que são vantajosos somente para uma parcela dos trabalhadores. Ao garantir uma uniformidade na distribuição dos lucros, os profissionais ficarão mais motivados, pois saberão que não haverá injustiça e nem favoritismo.

4.  Aprovação do plano

Outro fator que precisa ser colocado em destaque é a aprovação do plano. Para tanto, uma comissão deve avaliar o plano e decidir se ele vai ser aprovado ou não. Tal comissão deve ser constituída de profissionais da empresa e sindicatos que representam os grupos de funcionários que atuam no empreendimento.

Compartilhe os resultados conosco e acompanhe a evolução do plano em médio e longo prazo.

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