Ícone do site Indústria Hoje

Como é fabricado o vidro?

Embora o vidro seja substituído pelo plástico ao longo dos últimos anos de forma bastante expressiva, ele continua sendo utilizado e preferido por muitas pessoas e empresas. Conceitualmente, o vidro, tão comum no nosso dia a dia, é um produto inorgânico de fusão, ou seja, da passagem de uma substância do estado sólido para o líquido, que foi resfriado em condições rígidas, sem que aconteça a alteração do seu estado novamente. Mas você sabe como é fabricado o vidro?

O vidro é um material bastante interessante, porque as substâncias que o compõem, embora não pareça, são areia (sílica), calcário, dolomita, barrilha, feldspato, sulfato de sódio e caco de vidro. Também é possível dizer que o vidro é um material cerâmico transparente, em geral, originado do resfriamento de uma massa líquida à base de sílica.

Existem diferentes tipos de vidros, entre eles, destacam-se o vidro soda-cal, que é o mais comum; vidro borosilicato, que contém óxido de boro, como o Pyrex; vidro de chumbo, que possui óxido de chumbo, um exemplo é o Cristal; e vidros especiais que têm fórmulas diferentes.

Como o vidro é fabricado?

Um dos processos mais comuns e artesanais de fabricar o vidro é através do que se chama de vidro soprado, que consiste em que se obter uma bola de vidro na ponta de um tubo de aço (cana) e, com a boca, soprar nessa bola até que surja o formato desejado. Para tanto, a fabricação é feita no interior de um forno. Quando o material está quase fundido, com temperatura em torno de 1.500 °C, é preciso imergir um canudo de ferro e retirá-lo rapidamente, após dar-lhe umas voltas trazendo na sua extremidade uma bola de matéria incandescente.

O encarregado pelo processo deve colocar a bola incandescente de vidro dentro de um molde e assoprar o canudo. A bola vai se avolumando até preencher o espaço do molde. A peça é levada a seção de corte onde a parte que é presa no canudo é cortada com um tipo de maçarico. Depois, a peça vai para a seção de resfriamento gradativo, sendo que ao final do esfriamento estará pronta para ser utilizada.

Leia também:Como é fabricado um pneu?

Na indústria, se faz uso do mesmo método artesanal ou um processo semelhante, que conta com três etapas. Na fusão, se aquece a matéria prima até uma temperatura entre 1.600 °C e 1.800°C, para que se tornem fluidos e possam ser moldados. A segunda etapa é a moldagem, quando o vidro esfria gradualmente e endurece, indo do estado líquido a uma consistência semelhante à do mel, quando a temperatura cai de 1.600°C a 800°C.

Na etapa final, o resfriamento, o vidro esfria de modo controlado, de 600°C a 100°C. Já os métodos de moldagem variam conforme o formato que se quer para o vidro, no caso do vidro plano, é usado um molde que tem um tamanho padrão. Assim, o material já sai com o tamanho pronto para ser comercializado. Além do vidro comum, outro tipo de vidro muito utilizado é o vidro temperado, que durante o processo de fabricação recebe um brusco resfriamento, isso faz com que ele se torne mais resistente.

Vídeo: Como se faz uma Garrafa de Vidro

Aplicações para o vidro

Como o vidro é um material transparente, de elevada dureza, essencialmente inerte e biologicamente inativo, podendo ter superfície lisa e impermeável, ele é amplamente utilizado, embora seja frágil e quebra-se com facilidade. As suas aplicações englobam o uso doméstico (copos, pratos, panelas, etc); utilização como embalagens (potes, garrafas, frascos e outros), e vidros planos para uso diverso (lisos, cristais, laminados, impressos, aramados, temperados, entre outros).

Também é comum usar a fibra de vidro na produção de tecidos, fios, mantas e outros produtos para aplicações de reforço ou de isolamento na construção civil. As aplicações do vidro são infinitas e nem sempre o vidro é facilmente identificado, como é o caso dos vidros técnicos, como os usados em tubos de televisão, garrafas térmicas, lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, vidros para laboratório, ampolas, vidros oftálmicos e isoladores elétricos.

Por Fábio Henrique e Vivian Fiorio

Sair da versão mobile