Ícone do site Indústria Hoje

Como escolher cursos online gratuitos na área industrial

Fazer cursos online gratuitos na área industrial pode ser muito vantajoso para quem deseja qualificar seu currículo ou melhorar a colocação no mercado. Porém, é necessário ter alguns cuidados para que você não caia numa cilada, perdendo dinheiro e tempo com cursos que não vão trazer os benefícios que prometem.

6 Dicas para escolher cursos online gratuitos na área industrial

1. Pesquise sobre o curso

Em vez de apenas seguir propagandas de empresas ou dicas de conhecidos, que recomendaram determinado curso, faça sua lição de casa antes de se matricular. Pesquisa sobre a instituição de ensino e verifique tudo o que ela oferece, checando se ela tem cadastro nos órgãos regulares de ensino.

2. Confira a qualidade do material e dos professores

Se os materiais didáticos tiverem baixa qualidade, seu aprendizado poderá ser prejudicado. O mesmo vale para a capacitação dos professores, que devem ser qualificados para o ensino do curso em questão, além de ter experiência na área industrial. Além disso, informe-se para saber o modo pelo qual o material será disponibilizado e como será o seu contato com os professores (via e-mail, chat, etc.).

Solicite informações do currículo de cada professor, para você saber a formação do profissional e o tipo de experiência no setor. E, ao saber o nome dos futuros instrutores, faça uma busca online para descobrir os feitos deles, bem como potenciais características que possam te deixar com o pé atrás antes de aprender com tais pessoas.

3. Tenha certeza de que o curso é realmente grátis

Para não ter surpresas inconvenientes depois de começar a fazer o curso, certifique-se de que o curso não exige o pagamento de taxas, afinal, se você tiver que gastar com materiais, com matrícula, entre outros fatores, trata-se de uma propaganda enganosa, visto que o curso online deveria ser totalmente gratuito.

4. Entre em contato com alunos

Por meio do site oficial do curso ou a partir de grupos e tópicos em redes sociais ligados ao curso desejado, você pode entrar em contato com alunos e ex-alunos, o que vai servir para você conhecer o nível de satisfação desses estudantes com o curso que você pretende realizar.

Também é recomendável fazer buscas em sites de órgãos de atendimento ao consumidor, como Procon e Reclame Aqui, a fim de identificar eventuais registros de reclamações. Assim, você tem chance de contornar problemas que fariam parte do seu ensino, caso você optasse pelo curso errado.

5. Participe de aulas experimentais

Muitos cursos oferecem aulas experimentais, que demonstram como será o seu aprendizado. Ao aproveitar essa opção, você pode analisar o grau de interatividade, o tipo de conteúdo apresentado, o formato das aulas, entre outras características cruciais para a sua decisão de começar ou não certo curso online grátis na área industrial. Caso o curso não permita que você assista a uma aula, sem compromisso, suspeite da qualidade do curso.

6. Verifique certificação

Além de observar questões como tempo de duração do curso e das aulas, você precisa verificar detalhes como certificação, afinal de contas, de nada adianta passar um tempo estudando sem poder provar depois, quando você estiver em busca de um novo emprego. Confira o tipo de certificado e como ele é oferecido a você.

Seguindo essas 6 dicas simples você poderá eliminar os cursos que não contribuirão para a melhoria do seu currículo e aprenderá também a desenvolver foco na área desejada.

Sair da versão mobile