Existem várias alternativas para quem precisa saber como escolher uma lavadora industrial de alta pressão. Se você está em busca de uma máquina desse tipo e não quer fazer um mau negócio, é importante conhecer os principais fatores que devem ser considerados na hora de comprar uma lavadora industrial de alta pressão, sem deixar a qualidade de lado.
Um dos elementos que precisam ser levados em conta é a pressão necessária para o trabalho que você irá fazer com o equipamento. Lembre que a intensidade do trabalho é diretamente proporcional à pressão exigida. Em geral, lavadoras de alta pressão caseiras costumam funcionar de 1.500 a 2.000 PSI. Já máquinas de lavar industriais fazem o mesmo trabalho, como a eliminação da água, a uma pressão de 3.000 PSI.
Quanto maior a pressão, maior é a possibilidade de levantar pó, sujeira e outros elementos que devem ser limados da superfície por onde a lavadora passa. Porém, só uma alta pressão não basta; é indispensável haver um bom fluxo para empurrar totalmente a sujeira para fora da superfície, garantindo um serviço mais completo e satisfatório. Sendo assim, recomenda-se analisar as particularidades da máquina, no que diz respeito à pressão da água (PSI) e ao fluxo da água (GPM).
Dicas para escolher uma lavadora industrial de alta pressão
Se a lavadora industrial de alta pressão for mais barata, é natural que os materiais de que ela é feita também sejam mais baratos. É o caso de máquinas de lavar caseiras, que tendem a vir com cabeçotes de alumínio da bomba, bem como válvulas de plástico. Em compensação, as máquinas industriais de alta pressão mais caras costumam ter a capacidade de resistir a 2 mil horas de utilização por ano, devido ao tipo de material, como cabeçotes de bomba de bronze e válvulas de aço inoxidável.
Caso o seu orçamento não permita uma lavadora industrial de alta pressão mais cara, compre um modelo mais básico, mas que atenda às suas necessidades. Quando a sua situação financeira melhorar, substitua por outra máquina mais eficaz. Além disso, vale lembrar que pesquisas ajudam a encontrar modelos acessíveis, mesmo quando a máquina é do tipo mais caro. O que importa é analisar se vale gastar bastante com esse tipo de produto, o que não é a melhor solução para quem não pretende usar a lavadora durante muitas horas por semana.
Outro fator que você precisa considerar é o local de uso da lavadora de alta pressão, visto que muita gente precisa de uma máquina que possa ser movida mais facilmente. Também existe a chance de ter que fazer a lavagem ao ar livre, o que muda o tipo de máquina, em comparação com as lavadoras voltadas para a utilização em lugares fechados.
Quem optar por máquinas elétricas deve saber que esse tipo de lavadora industrial precisa ficar conectada a uma infraestrutura permanente, como os modelos a gás natural, ou alimentados por gás propano líquido. Tais máquinas são mais indicadas para evitar o envenenamento causado pelo monóxido de carbono proveniente do funcionamento de um motor a gás em ambientes internos e fechados.
Ao optar por uma lavadora industrial de alta pressão externa, é possível abastecer o equipamento com gasolina ou eletricidade, o que proporciona uma portabilidade maior, apesar do aumento de preço em relação aos modelos elétricos. No caso de lavadoras usadas em espaços abertos, a opção mais viável costuma ser o uso de lavadoras que expelem água, aquecidas com gás natural, propano líquido ou eletricidade. E há quem prefira máquinas que funcionam com gasolina, para atirar água pressurizada, e com diesel, para o aquecimento da água.
Por fim, não esqueça que lavadoras industriais de alta pressão que esguicham água fria são eficientes na limpeza de superfícies distintas, mas as manchas mais resistentes só são eliminadas com água quente, como manchas de óleo, graxa e concreto.