Muitos empreendedores recorrem a bancos quando falta dinheiro para a realização de projetos ou por outros motivos. Porém, conseguir a grana desejada com investidores pode ser uma solução mais vantajosa, dependendo da sua situação, principalmente porque os investidores costumam ser mais flexíveis do que agências bancárias. Logo, é indispensável saber como fazer a busca por investidores.
Em geral, os investimentos em empresas tendem a ser bons não apenas para elas, mas também para quem decide oferecer dinheiro, o que ocorre em troca de divulgação do nome do investidor em questão ou de outra forma de proporcionar frutos satisfatórios à fonte do investimento. Para tanto, você deve ter uma relação de confiança com os investidores, pois é necessário compartilhar informações relacionadas a planos e a outras questões da empresa, de modo que os investidores topem abrir a carteira.
Veja como fazer a busca por investidores
1. Analise o tipo de investidor mais apropriado
Em vez de correr atrás de qualquer investidor em potencial, lembre que há diferentes tipos de investidores, mas nem todos são adequados ao que você deseja. Além disso, é imprescindível conhecer os tipos de parcerias e investimentos que o investidor considerado já realizou. Assim, você estará mais preparado para a melhor escolha e para uma abordagem com mais chances de te auxiliar a alcançar seu objetivo.
2. Reflita sobre os prós e os contras de escolher um investidor
Na hora da escolha, o ideal é refletir bastante, evitando agir impulsivamente diante de propostas tentadoras. Faça uma lista contendo os prós e os contras de selecionar determinado investidor, considerando tudo o que pode influenciar a sua decisão, que precisa ser tomada com o máximo de segurança e certeza, afinal, voltar atrás pode causar um grande transtorno, caso você se arrependa.
Não esqueça que o mais recomendado é procurar por investidores pensando nas características deles, sem levar em conta somente o fundo que se deseja. Um mesmo fundo pode ter sócios que agem de maneira bem distinta, com base em tendências, em várias experiências operacionais, no comportamento e nas suas habilidades.
Para agilizar a sua pesquisa de investidores certos para o seu negócio, também é aconselhável entrar em contato com outros empreendedores, especialmente aqueles que já estiveram numa situação semelhante à sua. Desse jeito, você poderá receber indicações de investidores de confiança.
3. Capriche na abordagem
Ao encontrar investidores interessados no que você propõe, elabore uma apresentação dos motivos para o investimento ocorrer, ressaltando os benefícios aos investidores. Tudo isso deve ser feito com clareza e sem enrolar com questões irrelevantes. O capricho na abordagem vai mostrar que você não é um amador, garantindo uma impressão muito mais agradável, o que aumentará a probabilidade de convencer os investidores.
4. Avalie quando é o momento para buscar investidores
É importante esperar até o momento certo de buscar investimentos para o seu negócio. Normalmente, esse momento é quando não é mais vantajosos continuar bancando os custos sem uma ajuda, ou quando você tem que tomar alguma medida com mais urgência, além da possibilidade de expansão do empreendimento, mas tudo depende de cada caso e dos seus objetivos, além da sua situação financeira.
Por fim, informe-se a respeito da realização de encontros de empreendedores e startups, as chamadas meetups, pois estas são ótimas oportunidades para quem busca investimentos. E também existe a chance de conseguir investidores a partir de conversas com seus contatos. Por conta disso, você deve sempre manter uma boa lista de contatos, fazendo o possível para ficar atualizado em relação ao que acontece com eles, para não puxar conversa somente nos momentos em que você precisa de ajuda, o que pode causar uma má impressão.