Ícone do site Indústria Hoje

Como fazer um fluxograma?

Você sabe o que é um fluxograma e como fazer? Então se ligue nas dicas a seguir e entenda como essa ferramenta funciona. O fluxograma é uma forma de representação gráfica para determinar um certo tipo de processo ou fluxo de trabalho. Para tanto, se faz uso de figuras geométricas normalizadas, bem como de setas, o que torna fácil ao intérprete do fluxograma compreender o que ele informa.

Em outras palavras, o que é fluxograma pode ser definido como o gráfico onde é representado o percurso de um certo elemento, por exemplo, uma peça que é produzida em uma fábrica. Assim, o fluxograma deve mostrar por quais setores ela deve passar até que chegue ao fim do percurso/processo. Também podem ser incluídas na representação gráfica mais informações, como o tratamento que cada setor deve dar à peça.

No entanto, esse é apenas um exemplo, já que o fluxograma pode ser usado com os mais variados objetivos, até mesmo por uma pessoa que deseja organizar o seu dia a dia ou para fazer a árvore genealógica da família. O fluxograma também pode ser usado para você montar um plano de ação para um projeto seu ou de sua empresa ou mesmo para definir o que vai fazer no domingo.

Na hora de pensar em um site que se deseja criar, também é uma ferramenta muito útil. Já numa indústria, o fluxograma se torna essencial para que todos os envolvidos conheçam de forma prática o processo pelo qual passa determinado elemento. Isso ajuda ainda a otimização dos processos envolvidos, o que é uma exigência cada vez maior, ainda mais em grandes corporações.

Porque usar um fluxograma na sua empresa

Para criar fluxogramas variados, seja para fins de documentar procedimentos, analisar processos, indicar fluxo de trabalho ou de informações, seja para controlar custo e eficiência e muitas outras funções, é possível usar diferentes softwares. Entre eles, o Visio é especialista em desenvolver diagramas, mas também é possível usar o PowerPoint, Excel e outros.

Passo a passo: como criar um fluxograma no PowerPoint

Passo 1. Abra o programa, mude o layout da página para Em branco, clicando no botão direito do mouse sobre a página, depois, em Layout e na opção desejada.


Passo 2. Clique no botão direito do mouse e, após, em Grades e Guias, então marque a caixa ao lado de Exibir grade na tela e dê OK para ativar as grades a fim de orientar o desenho do fluxograma.


Passo 3. Clique em formas para selecionar os objetos do fluxograma, no menu de ferramentas.


Passo 4. Clique na forma desejada e a arraste para o slide (página), no local onde deseja posicionar o objeto.



Passo 5. Clique com o botão direito do mouse sobre a forma e escolha Editar Texto para escrever dentro da mesma.


Passos 6. Repita os passos acima, adicione mais formas ao seu fluxograma para registrar o que necessita.


Passo 7. Acrescente as setas para mostrar o fluxo do processo, que também servem para conectar os objetos.

Você também pode editar a aparência dos objetos clicando com o direito do mouse sobre elas e selecionando a opção Formatar Forma:


Depois de pronto, aproveite para aprimorar o documento acompanhando todos os processos da sua empresa e buscando melhorias com a visualização dos passos, metas e custos de cada etapa.

Fluxograma de power point, fonte: Baboo

Por Fábio Alves e Vivian Fiorio

Sair da versão mobile