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Como liquidar impostos em uma empresa? 5 soluções práticas

Como liquidar impostos em uma empresa? 5 soluções práticas

Devido à sua complexidade, multiplicidade e mudanças frequentes, a interpretação correta das regulamentações fiscais é muitas vezes um grande problema para os empresários. De acordo com a classificação dos sistemas fiscais, a legislação fiscal é uma das mais complexas do mundo.

No ranking da competitividade do sistema fiscal, a Polónia ocupou o 34.º lugar entre 36 países inquiridos. Os piores desempenhos são os impostos sobre o consumo, como o IVA, o imposto imobiliário e o imposto sobre lucros estrangeiros. Os próprios empresários avaliam a regulamentação de forma semelhante.

Portanto, vale lembrar que existem diversos instrumentos de apoio às empresas na correta aplicação da regulamentação tributária. Os contribuintes, a custos relativamente baixos, podem obter a confirmação da correcção das suas liquidações fiscais, minimizando assim possíveis riscos nas suas actividades empresariais.

Como liquidar adequadamente os impostos em uma empresa?

Se quisermos responder à questão colocada acima numa frase, devemos escrever: utilizando a interpretação das disposições apresentadas pelo próprio fisco. Do que exatamente se trata? Pela oportunidade de fazer perguntas e obter explicações da fonte. Os instrumentos jurídicos selecionados que garantem isso são descritos abaixo segurança fiscal empresas. Aqui estão eles:

Ao aproveitar estas oportunidades, as empresas podem evitar as consequências desagradáveis ​​e muitas vezes dispendiosas da má compreensão das regulamentações fiscais. O que são realmente estas soluções jurídicas e como podem proteger as empresas?

Interpretação individual

Seu nome completo é uma interpretação individual da legislação tributária. É um instrumento que permite ao contribuinte obter por parte das autoridades fiscais a interpretação das disposições da legislação fiscal. Graças a isso, o contribuinte consegue proteger-se contra as consequências de regulamentações legais pouco claras e imprecisas.

Vamos considerar isso usando o exemplo do auxílio à pesquisa e desenvolvimento (P&D). Muitas empresas não sabem bem como usá-lo. É aqui que a solução discutida é útil – um pedido de interpretação individual. Esta interpretação é emitida pelo Diretor do Serviço Nacional de Informação Fiscal solicitação do interessado (ou um grupo de entidades interessadas) no seu caso individual. É importante descrever na aplicação fatos ou eventos específicos que ocorrerão no futuro. A proposta não deverá ir além deste âmbito.

No prazo de três meses após a apresentação do documento, o requerente deverá receber uma resolução do seu processo fiscal, ou seja, uma avaliação da posição apresentada juntamente com a justificação da autoridade. Atualmente, devido à epidemia em curso, este prazo foi prorrogado por mais três meses.

Benefícios da interpretação individual

Graças à interpretação recebida, geralmente evitaremos consequências negativas em relação às liquidações fiscais. As autoridades fiscais não podem questionar as nossas liquidações, que foram por elas confirmadas.

No entanto, não devemos esquecer que cada interpretação é emitida num caso específico e diz respeito ao seu estado real. Isto significa que se um dos elementos-chave descritos no pedido for alterado, a interpretação deixará de ser válida.

Interpretações e explicações fiscais gerais

Emitido pelo Ministro das Finanças para garantir a aplicação uniforme da legislação fiscal pelas autoridades da administração fiscal. No entanto, isso não significa que não sejam importantes para os contribuintes.

Os empresários também podem utilizá-los e consultá-los em caso de litígio com o fisco, pois as explicações e interpretações gerais publicadas contêm dicas sobre a correta aplicação das normas legais. As interpretações gerais são emitidas ex officio ou mediante solicitação, enquanto as explicações fiscais são emitidas apenas ex officio.

A interpretação publicada descreve a questão abrangida pela proposta e explica o âmbito e o método de aplicação das disposições relevantes num determinado caso. Quanto às explicações fiscais, embora o contribuinte não possa requerer a sua emissão, vale a pena lê-las porque contêm exemplos práticos de aplicação da regulamentação fiscal.

Um pedido de interpretação geral é essencialmente apenas uma forma de informar o Ministro das Finanças sobre o problema real. Isto significa que o Ministro das Finanças não é obrigado (como acontece com as interpretações individuais) a emitir uma interpretação geral para cada pedido apresentado.

Informações sobre taxa vinculativa

A informação sobre taxas vinculativas (WIS) foi introduzida na Lei do IVA em 2019. É uma ferramenta eficaz que aumenta a segurança fiscal da empresa em termos de liquidações com a administração fiscal. Os WIS destinam-se a proteger os contribuintes, especialmente as pequenas e médias empresas, mostrando-lhes como classificar bens e serviços de acordo com a hierarquia apropriada utilizada para efeitos de IVA e determinando a taxa de imposto adequada para eles.

Os WIS (formalmente emitidos como decisões fiscais), ao contrário das interpretações individuais, proporcionam protecção jurídica completa e vinculativa às entidades para as quais foram emitidos. As autoridades fiscais não podem questionar a taxa de IVA fixada no WIS. A menos que o contribuinte o cumpra após o termo do período de liquidação do IVA utilizado pelo WIS e após o período de liquidação em que foi proferida a decisão de alteração ou revogação do WIS.

Vale ressaltar que esta solução, além do destinatário do WIS, também protege outros contribuintes na medida idêntica à publicada no WIS.

Informações vinculativas sobre impostos especiais de consumo

As informações vinculativas sobre impostos especiais de consumo (WIA) são emitidas, a pedido do contribuinte, por decisão do Diretor da Câmara de Administração Fiscal de Wrocław. Estas decisões – como o nome sugere – dizem respeito a produtos e mercadorias sujeitos a impostos especiais de consumo, marcando-os com selos fiscais e organizando o seu comércio.

Qualquer pessoa interessada em receber WIA deve lembrar que o pedido diz respeito apenas a um bem ou serviço ou serviços que, na opinião do requerente, constituem uma atividade tributável, a chamada atividade abrangente.

O WIA minimiza o possível risco de questionamento por parte das autoridades fiscais, entre outros: classificação correta, método de organização da produção e comércio de produtos, rotulagem e liquidação de impostos especiais de consumo. É importante que o WIA se aplique apenas à entidade para a qual foi emitido.

Acordo prévio de preço

Esta é a chamada APA. acordos antecipados de preços, ou seja, acordos formais sobre a determinação dos preços de transação entre o contribuinte e a autoridade fiscal. Protegem as empresas contra a determinação incorrecta dos preços de transacção e o questionamento do método de fixação dos mesmos pelas autoridades fiscais.

É uma espécie de acordo sob a forma de decisão administrativa celebrado entre o contribuinte e a autoridade fiscal – neste caso o Chefe da Administração Tributária Nacional, em que a autoridade aceita a escolha e o método de determinação do preço de transferência utilizado pelo contribuinte e suas entidades relacionadas.

Vale ressaltar que a APA é um acordo de longo prazo. Pode ser válido por até cinco anos. Após este período, o acordo pode ser renovado através de procedimento simplificado, desde que o seu objeto não tenha sofrido alterações significativas.

Quanto custa tudo isso?

Todas as inscrições estão sujeitas a taxas. Por exemplo, para o pedido deemitir interpretações individuais e geral, você deve pagar por uma situação fatual. Na prática, isso significa que a taxa indicada é cobrada por cada pergunta feita.  A taxa de emissão do WIS também, a menos que o objeto sejam bens ou serviços que, em conjunto, constituam uma atividade tributável.

Então a taxa é igual ao produto da soma das taxas sobre bens e serviços que constituem uma atividade abrangente e o seu número total. Além disso, a taxa pode aumentar de acordo com o custo da realização de quaisquer testes ou análises necessários.

Taxa WIAdepende do escopo da pesquisa e análise necessária para emitir uma decisão WIA. EnquantoEdição APAcustará à empresa o equivalente a 1% do valor da operação controlada objeto do processo. Vale a pena se familiarizar com outras restrições, pois as taxas têm limites e dependem do número de entidades participantes do acordo.

Uma empresa segura é uma empresa minimizadorariscos potenciais

As alterações frequentes nas regulamentações e as regulamentações fiscais pouco claras certamente não facilitam a gestão de uma empresa pelos empresários. Isso é por que vale a pena cuidar da segurança da empresa também em termos de cumprimento da regulamentação fiscal. As soluções jurídicas e administrativas acima descritas facilitam a correta aplicação das normas fiscais e a liquidação tributária.

A escolha do instrumento adequado protege a empresa contra consequências negativas relacionadas à aplicação incorreta da regulamentação. É claro que, na prática, estas soluções revelam-se muitas vezes demoradas e por vezes problemáticas. No entanto, a mera consciência de que eles existem em muitos casos pode ser útil e proteger contra o possível risco de interpretar as regulamentações fiscais por conta própria.

Escolher a instituição certa, bem como passar sem problemas pelo processo de tomada de decisão, pode revelar-se demorado e problemático na prática. Contudo, os impostos são uma questão muito delicada e é importante liquidá-los corretamente de fato ser e não ser para todas as empresas.

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