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Como pensa o seu chefe?

Não seria interessante é útil saber como pensa o seu chefe? Você poderia antecipar as respostas às suas perguntas, tomar ações antes de serem cobradas e resolver os problemas na ordem de prioridade do seu chefe. Não seria bom demais?

Você acha que é possível ou não?

Se você acha que é impossível, então tente responder porque alguns dos seus colegas parecem estar sempre prontos, com as respostas necessárias na ponta da língua e sempre atualizados com os assuntos que interessam ao seu chefe? Seria coincidência apenas?

Porque isso seria importante para você?

Porque para o chefe, se você puder ser assim, você seria a pessoa com quem ele poderia contar. Você seria o profissional mais “antenado” com a situação e com os assuntos prioritários da empresa. Consequentemente, você seria visto como sendo o funcionário mais preparado para a próxima grande oportunidade!

Entenda que para o seu chefe, não importa o quanto você é inteligente ou perspicaz, se estas habilidades não tiverem efeito prático no trabalho.

Muita gente acredita que por ter mais conhecimento ou por ter uma formação melhor, são detentores de um direito inquestionável às melhores oportunidades e ao sucesso! Mas quem disse isso? Talvez os professores tenham dito algo parecido porque você era o melhor aluno da turma? Talvez os seus pais tenham dito isso porque ninguém poderia dar melhores cuidados na educação? Ou foram os seus amigos, que te acham o mais simpático da turma? De qualquer maneira, nenhum deles sabe como o seu chefe pensa, certo?

Mas a tal competência, que traz o reconhecimento no ambiente das organizações, é a capacidade de converter as suas habilidades, conhecimento e as suas atitudes em resultados. Então, só podemos dizer que alguém é competente, se pudermos associar as suas qualidades com resultados, certo?

Não é a quantidade absoluta de conhecimento ou habilidades que você possui que determina o seu valor. É a quantidade que você consegue utilizar na geração de valor e contribuição para a organização.

Não seja o mecânico com a maior caixa de ferramentas, mas seja aquele que melhor sabe usar as ferramentas, mesmo que sejam poucas.

Quando os profissionais correm atrás de mais cursos e mais formação, sem exercitarem o uso do conhecimento adquirido, e esperando que estas aquisições sejam valorizadas, pode estar acontecendo um desperdício de tempo. O seu chefe pode apreciar mais o resultado prático do seu último curso do que o seu interesse no próximo curso. Você pode estar indicando que ainda não entendeu o que tem valor para a empresa.

Digamos que você não é exatamente o mais “antenado” da sua área, o que você poderia fazer?

Uma das alternativas seria estar realmente “ligado” a tudo, estar permanentemente adiantado em todas tarefas e estar informado sobre tudo antes dos outros. Claro que esta não é a alternativa muito viável. Mas, se você não for capaz de entender o que é prioridade para o seu chefe, talvez esta seja a única alternativa possível.

A outra alternativa é saber como pensa o seu chefe, especificamente. É necessário conversar mais, perguntar mais e ouvir mais. Conhecer os seus valores e sua visão sobre a sociedade, sobre os negócios, sobre as pessoas, dá indicações importantes do seu modo de pensar. Boa observação e intuição podem ajudar muito. Muitas vezes, os chefes dão uma ajuda extra para que você entenda melhor a prioridade, pois é melhor para você e para ele.

Mas principalmente, observe as situações que o agrada e as situações que o contraria e reflita porque acontece isso.

Uma terceira alternativa é mais lógica e mais útil para a carreira. Entenda melhor os objetivos da organização e torne-se capaz de identificar o que é mais importante. Estabeleça uma escala das coisas mais prioritárias e procure estar sempre atualizado sobre as coisas mais importantes. Atue sempre na direção correta, antecipando o momento. O senso de “timing” é essencial. Uma ação pode valer tudo, no momento correto, ou nada, se o momento estiver inadequado.

Nesta alternativa, pense no que o acionista da empresa estaria buscando, como o CEO atenderia os interesses dos acionistas e agradaria o Conselho. Pense no que faria o seu presidente “ficar de bem” com o CEO e no que o seu diretor necessita para atender bem o seu presidente. Claro que o seu chefe é quem vai atualizar o seu diretor…

Entenda que todos objetivos sociais, ambientais e humanitários, só são sustentáveis se viabilizados com o alcance dos resultados esperados pelos acionistas da empresa. Portanto, em princípio, não assuma que o cumprimento de outros objetivos possam substituir o resultado econômico.

Saber como pensam os acionistas é a forma mais universal e geral de saber como pensa o seu chefe, o seu diretor, o seu presidente e o seu CEO.

YK,

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